Sax on the Web Forum banner

Qual a diferença entre o tenor C Melody e o tenor Bb?

23K views 63 replies 22 participants last post by  soybean  
#1 ·
Eu toco Conn 10M tenor e estava me perguntando quais as diferenças que um saxofone tenor C Melody tem em comparação com o Tenor Bb. Além da chave diferente, existem outras diferenças importantes?

#2 ·
Blacktenor: Embora a afinação (Bb vs. C) seja uma diferença significativa, o tamanho de cada trompa é diferente (o C sendo menor), a posição do C-tenor é um pouco diferente (difícil de descrever, mas muitas pessoas acham que o C não é tão confortável de segurar quanto um tenor Bb (estou entre aqueles que acham que o C, pelo menos MEU C-Mel, é desconfortável em comparação com meu tenor), e as qualidades tonais de cada trompa são diferentes.

O tenor C-Mel tem um timbre incomum e pode ser por causa do design do furo (um assunto de algum debate aqui no SOTW).

Por fim, os saxofones C não estão mais em produção (outra controvérsia aqui no SOTW), então, se você encontrar um para comprar, será de design vintage, não moderno. DAVE

#4 ·
A reputação é que é o pior de todos os saxes para manter afinado. Não tenho qualquer experiência com isto, é apenas o que o meu tutor me disse quando comecei a tocar saxofone. Suspeito que o Dave e o Bruce possam comentar mais sobre isto.

#5 · (Edited)
Pinnman - não apenas em grupos folclóricos...... Pergunte ao seu tutor (se ainda estiver falando) quais C-Mels ele tocou pessoalmente e quais boquilhas modernas ele experimentou neles/neles. Suspeito que seu preconceito seja baseado apenas em evidências anedóticas. Como acontece com muita gente.

#6 ·
Deu algum trabalho e alguns bicos, mas o meu tenor TT C de 1920 está feliz como uma amêijoa, em termos de afinação, com o meu JodyJazz 6* HR. Também é um bom tocador, tendo completado sua revisão e período de amaciamento/ajuste. Não foi pior para colocá-lo em ordem, em termos de se acostumar com suas peculiaridades, do que qualquer outro sax, e melhor do que muitos.

#7 ·
Pinnman said:
A reputação é que é o pior de todos os saxofones para afinar.
Isso geralmente ocorre porque as pessoas estão tentando usar boquilhas de alto ou tenor.

Você obterá um resultado semelhante se tentar usar uma boquilha de alto em soprano. Que tal isso! :shock:

#13 ·
Dr G - a razão pela qual as boquilhas de tenor e alto (em grande parte) funcionam em C-Mels é porque há apenas uma diferença de tom e uma terceira menor entre os respectivos saxofones.

Comparar isso com o seu exemplo (citação) "se você tentar usar uma boquilha de alto em soprano" dificilmente é uma comparação sensata. O que você usa no seu C-Melody?

#14 ·
cmelodysax, Algumas perguntas podem ser difíceis; neste caso, porque meu antigo tutor morreu há mais de uma década. Ele tinha um tenor em Dó, no entanto, e foi assim que, em minha juventude e inexperiência relativas, fiz a pergunta sobre seu saxofone de aparência incomum. Ele estava falando por preconceito? - bem, ele tocou com alguns dos líderes de banda britânicos mais famosos dos anos 30 e 40, então acho que ele sabia o que estava fazendo.

Dito isso, necessariamente, acho que suas referências do site são notavelmente interessantes. Vou acompanhá-las quando tiver um momento.

#15 · (Edited)
Pinnman - Lamento dizer que, até ter tempo para experimentar com C-mels, eu tinha os equívocos padrão sobre eles. Eu vou admitir que a maioria dos saxofonistas, confrontados com um C-mel e o bocal 'padrão' dos anos 20, quase certamente não levariam o instrumento a sério.

Eu não acho que C-Mels alguma vez superem completamente esse obstáculo, mas alguns instrumentos muito bons foram construídos (especialmente no final da era C-mel), e, combinados com um bocal melhor, têm um papel útil a desempenhar...

#16 ·
cmelodysax said:
Pinnman - não apenas em grupos de folk...... Pergunte ao seu tutor (se ainda estiverem a falar) quais C-Mels ele tocou pessoalmente e quais boquilhas modernas ele experimentou neles. Suspeito que o seu preconceito se baseie apenas em evidências anedóticas. Como acontece com imensas pessoas.
Palavras mais verdadeiras nunca foram ditas! :cool: Infelizmente, o preconceito baseado apenas em evidências anedóticas não se restringe apenas aos C-mels. Também é usado para revestimentos, vernizes, palhetas, ligaduras, boquilhas, almofadas, ressoadores e quase tudo o mais relacionado com o mundo dos saxofones. Um sujeito surge com uma teoria mal cozinhada, cinco sujeitos repetem-na, depois vinte e cinco e, antes que se aperceba, "É a Verdade do Evangelho"! :x Aproxime-se das coisas com uma mente aberta e não se deixe levar por toda essa "Weird Science" & "Horse Hockey"! ;)

#17 ·
No que diz respeito à entonação, não vejo nenhuma diferença real com um Alto, Tenor ou boquilha C. Atualmente tenho um Martin e ao trocar a boquilha, acho que é mais uma questão de com o que você está acostumado a tocar. Sou principalmente um tocador de Alto e acho que a peça de Alto é a melhor para mim. O maior problema é a resposta na extremidade inferior, mas com um Tenor, tenho problemas para obter controle geral suficiente. As peças C originais realmente têm a melhor resposta geral, mas oh, que som abafado. Provavelmente vou morder a bala e comprar um Morgan um dia, mas por enquanto é difícil para mim gastar mais de US$ 150 em uma boquilha para um instrumento que paguei US$ 85! Acho que há um bom futuro para o C e, para mim, a busca pela boquilha é a maior, pois os instrumentos são abundantes no eBay. Houve alguns bons folheados a ouro recentemente na faixa de US$ 500.
Voltando à entonação; acho que um Buescher, Martin ou Conn C Melody não está mais desafinado do que um Alto ou Tenor da época. Nós simplesmente tendemos a não conseguir nos ajustar à forte resistência do furo e esperamos que ele seja tão livre quanto um tenor. Acho quase como ir de um Soprano para uma Clarinete. Ainda me atenho à minha avaliação de que é mais parecido com um Alto do que com um Tenor. Pode ser apenas um passo de um tenor, mas ainda é apenas um passo e meio de um Alto.
Para uma abertura de boquilha, uso a teoria de estar 40% distante de um tenor e 60% de um alto, então se eu gostar de um .075 em Alto e um .095 em Tenor, devo gostar de cerca de .087 em uma melodia C.

#18 ·
Infelizmente, o preconceito baseado apenas em evidências anedóticas não se restringe apenas aos C-mels.
Concordo. Todo o estabelecimento musical foi preconceituoso contra Adolphe Sax desde o início, entre outras coisas porque ele ameaçava seu sustento_O preconceito continuou até hoje, especialmente entre a comunidade clássica e os compositores clássicos. (Observe a palavra, 'entre', ou seja, de forma alguma todos.) É compreensível, em certo sentido, porque o saxofone não tem a consistência de outros instrumentos; por outras palavras, o som de um saxofonista difere do do seguinte (um ponto muito considerado no SOTW, claro).
Suspeito que seu preconceito seja baseado apenas em evidências anedóticas. Como com uma quantidade terrível de pessoas.
Palavras mais verdadeiras nunca foram ditas!
Eu odeio dizer isso, mas é um absurdo total. Este é um homem que tocou com as melhores bandas e administrou uma loja de música por 30 anos. Ele ensinou saxofone e clarinete e fez arranjos para bandas no maior centro de entretenimento do Reino Unido fora de Londres. No entanto, ele possuía dois saxofones, um tenor Bb e um tenor C (mais uma clarinete). (E ele não sofria de GAS; ele comprou o Bb na década de 1930 e o manteve até sua morte, embora eu não saiba quando ele adquiriu o tenor C.)É realmente alguém que você pode com segurança e justificadamente acusar de preconceito contra o tenor C? Você não sabia de tudo isso, é claro, mas esse não é o ponto. Então, acho razoável citar alguém em outro lugar neste tópico:
Um cara apresenta uma teoria pela metade, cinco caras a repetem, depois vinte e cinco e antes que você perceba, “É a Verdade do Evangelho”!

#19 ·
C Melody MPC

Notei muitos comentários sobre Cmels que não tocam bem com mpcs de alto ou tenor, então aqui estão meus 2 centavos.
Recebi um cmel Holton de 1911 (certamente não o que eu chamaria de um bom instrumento), mas o reparei e o fiz tocar. Ele tinha um mpc sem nome, parecia uma peça de alto, soava abafado. Comprei um novo mpc Beechler C mel, muito mais alto e estridente, mas a afinação era ruim, não gostei do som. Então, experimentei uma peça de alto Buescher antiga. É mais silencioso que o Beechler, mas - a afinação desta trompa é muito boa! Vai entender.

#21 ·
Quando coloco um bocal C-mel de volta em um C-Mel só por um pouco de nostalgia (para substituir o Lawton/Link/Berg tenor normal), ele dá um som razoável - com palhetas modernas de clarinete baixo, e uma vez que me acostumei com o lay fechado. Eu consigo entender por que alguns músicos usam os bocais antigos.

Mas então, quando volto para os bocais tenor modernos - é aí que você realmente percebe a diferença! Cavalos diferentes para cursos diferentes....

Os músicos de tenor vintage (o sax, não o músico...) usam os bocais tenor 'stock' vintage em seus tenores vintage? Suspeito que não, na maioria dos casos.

G
#22 ·
27 Martin C - Mel

Eu concordo com CMelodySax. Um MPC moderno para qualquer C-Mel é obrigatório. A única coisa que acho que um MPC moderno dá é um som aberto, NÃO abafado.

Uma coisa sobre a qual não ouvi muita discussão é o poder e a versatilidade que essas cornetas oferecem. É difícil para mim explicar, mas quando toco um C Mel, sinto que não há outro igual. Doce e suave como os melhores altos, mas poderoso e estridente como os melhores Tenores.

Como essas cornetas são bastante baratas, pegue uma e passe um pouco de tempo com ela quando puder. Pode apenas te surpreender. Me surpreendeu!

Toobz

#23 ·
blacktenorsax said:
Desculpe a pergunta estúpida. Eu nunca ouvi falar deles e meu professor também não.
Eu consigo entender um iniciante não conhecer os saxofones C Melody,
mas um professor ?????? Ah !!!

#24 ·
Minha própria experiência estaria totalmente de acordo com as respostas anteriores, achei meu C mel muito abafado usando os bocal originais, então mandei abrir alguns, isso fez uma grande diferença, embora a pilha superior ainda estivesse ligeiramente abafada. Então investi em um dos Bocais Tenor Chicago de Ed Svoboda e desta vez a melhora foi incrível, mantendo uma ótima entonação.

No que diz respeito à ergonomia, sinto que, por ser um retornador vintage ao saxofone, provavelmente tenho uma vantagem, pois não estou realmente acostumado ao teclado moderno, basicamente não sei nada melhor; às vezes, a ignorância é uma bênção.

A única coisa com a qual tenho dificuldade é a veemência que é despertada quando as melodias C são mencionadas, qualquer pessoa pensaria que tocar esses instrumentos era semelhante à adoração ao diabo, observe um tópico recente em outro fórum sem nome, quando um pai pediu conselhos sobre como conseguir um c para seu filho de 12 anos. Posso entender que as pessoas não aceitem que o c tenha um futuro, mas por que a hostilidade? Exatamente que mal estamos fazendo ao manter um instrumento vintage vivo e, possivelmente, reintroduzi-lo? Em quase qualquer outra área de esforço, manter o passado vivo parece louvável, mas aparentemente não no mundo dos saoxofones, alguém pode explicar.

#25 ·
pease-pudding said:
...note a recent thread on another, nameless forum, when a father asked for advice re getting a c for his 12 year old son. I can understand people not accepting that the c has a future but why the hostility? Exactly what harm are we doing by keeping a vintage instrument alive and, possibly, seeing it re-introduced.
O problema é aconselhar alguém que sabe muito pouco sobre o saxofone a gastar dinheiro e consertar um instrumento para seu filho que não poderá tocá-lo em grupos organizados comuns para esse nível de habilidade. Para um aluno florescer e crescer em habilidade, não ser capaz de tocar em conjuntos modernos seria uma desvantagem extrema. Acho totalmente irresponsável aconselhar um pai que procura um instrumento para seu filho a comprar um C Melody. Você interpreta esse ponto de vista como hostilidade. Acho que é senso comum.

#26 ·
Se você ler minha resposta naquele tópico em particular, notará que reconheço que mesmo no fórum C Melody o conselho pode ser o de aderir a saxofones mais "aceitos" para um iniciante, então concordamos nisso. No entanto, onde acho que devemos discordar é em relação à atitude em relação às melodias em C como um todo, sinto que há um número de usuários em vários fóruns que só podem ser descritos como hostis, há um nível de animosidade em relação a esses instrumentos, e talvez aqueles que os apoiam, que vai muito além de simplesmente não vê-los como relevantes ou com um futuro, é isso que acho difícil de entender.