Sax on the Web Forum banner

Saxofones Schagerl

55K views 50 replies 29 participants last post by  High Fly  
#1 ·
Alguém já ouviu falar desta marca? Schagerl é uma empresa austríaca, conhecida principalmente por produzir trompetes, mas que recentemente também começou a produzir saxofones.
Eu me pergunto se alguém tem esta marca, e se sim, poderia me dizer o quão satisfeito você está com ela?
Obrigado!

#2 ·
Mato: Bem-vindo ao SOTW. Não, eu nunca ouvi falar desta marca de saxofone. No entanto, quando leio que um fabricante de instrumentos de sopro de metal (ou seja, metais) de repente começa a fazer saxofones, fico curioso.

O saxofone tem o país de origem estampado nele (ou na papelada que o acompanha)?

Eu seria excessivamente desconfiado se eu adivinhasse que a empresa austríaca simplesmente contratou fabricantes de saxofones taiwaneses para um monte de saxofones com o nome da empresa austríaca? Não que um saxofone taiwanês seja uma coisa ruim - apenas suspeito, isso é tudo. Sua empresa austríaca também poderia ter contratado outros fabricantes de saxofones para fazer isso.

Eu duvido que se preparar internamente para fazer saxofones seja uma coisa fácil de fazer. Deixe-nos saber o que você descobrir. DAVE

#4 ·
Dave, na verdade, ouvi dizer que os saxofones Schagerl têm um ótimo som e também entonação, considerando o preço é quase inacreditável, e as pessoas que me disseram isso realmente sabem do que estão falando, são profissionais de alta classe. A coisa com que estou preocupado é a durabilidade dos instrumentos, porque, por exemplo, um Stagg que eu tinha soava muito bem considerando o preço que paguei por ele (novo por cerca de US$ 800), mas depois de dois anos de prática diária, eu simplesmente o desgastei. Então, tenho medo que em alguns anos o instrumento pare de funcionar corretamente. Mas o preço é algo acima de US$ 1000 para a série superior. Portanto, eu realmente gostaria de ouvir de alguém que tenha usado saxofones Schagerl.

#5 ·
Eu vi anúncios deles que parecem ótimos, mas isso é tudo. No que diz respeito a uma empresa de instrumentos de sopro que fabrica saxofones, isso não me preocuparia em si. Os Saxocentric SOTWers têm muito respeito pelas trompetas B&S, mas podem não saber que eles também fabricam uma excelente trompete de qualidade profissional, a série Challenger.

#6 ·
Alguém tem alguma informação atualizada sobre a linha de saxofones Schagerl? Estou particularmente interessado nos Tenores... Já tenho um soprano e dois altos... Quero completar o lote com um bom tenor, mas não preciso gastar muito, pois soprano e alto são meus instrumentos principais (junto com o trompete). Só preciso ser capaz de tocar as baladas sensuais graves de vez em quando...

#10 ·
Esse vídeo tem um ano e meio e foi colocado no Youtube pela empresa.....

Concedido, se uma buzina recebe um 'zumbido' ou não, não é uma base para determinar a qualidade do instrumento (há muitos zumbidos artificiais/inventados acontecendo por aqui)....Estou apenas comentando que parece que, nos anos em que eles fabricam saxofones, poucas pessoas já tiveram um, só isso....

Não sei se são mais comuns de encontrar na UE ?????

Talvez através do site você possa descobrir se há algum distribuidor nos EUA.....

#11 ·
Pergunto porque minha loja local (Chuck Levins) as tem em estoque. Seus trompetes são excelentes (também toco trompete) e os preços são muito bons para os tenores. Meus outros instrumentos estão na minha assinatura para responder a JayePDX. Provavelmente vou experimentá-los neste fim de semana.

#12 ·
FWIW... Toquei num saxofone Shagerl no Navy Saxophone Symposium em janeiro passado. Fiquei impressionado (sem trocadilhos)! Foi sem dúvida o saxofone de produção atual com melhor som e execução na sala de exposições (junto com o 82Z, que também me chocou, mas essa é outra história). Toquei em UMA TONELADA de instrumentos e quero dizer UMA TONELADA. Também possuí alguns instrumentos (modernos e vintage), provavelmente mais do que deveria ter possuído. Dito isso, fiquei extremamente impressionado com os novos saxofones Shagerl. Toquei em ambos os modelos e eles também tinham 3 pescoços para experimentar. Todas as combinações ofereceram algo ótimo, mas eu definitivamente gostei do pescoço nº 2 com o instrumento do modelo profissional. Som escuro redondo e robusto! Ótimos ergos e qualidade de construção sólida! Perguntei se podia comprá-lo e ele disse que este em particular não estava à venda! Tocava melhor do que quase todos os MK VIs que toquei e supera todos os outros instrumentos taiwaneses que já toquei. Eu realmente, realmente, realmente fiquei tentado a comprar um, mas sabia que, em última análise, nunca seria meu instrumento principal, pois sou apenas um cara vintage de coração. Instrumento sólido, sólido! Eu gostaria de ter gravado um clipe. Espero que isso ajude. Boa SORTE!

#15 ·
Schagerl/Venus têm a mesma origem de fabricação que Keilwerth e Jupiter; É o mesmo "caldeirão".

Quanto à própria fábrica, isso pode mudar dependendo do tipo de sax. Mas a rastreabilidade é frequentemente obscura! Isso é comércio internacional!

Nem todo pedaço de verdade é adequado para ser contado, para ouvir e aceitar.

#16 ·
Eu discordo da declaração de dream62.

A Jupiter constrói a maioria de seus saxofones em sua enorme fábrica em Taiwan e apenas os mais baratos na China.

A Keilwerth ainda está passando por alguma reestruturação depois de ter sido comprada pela Buffet (e a Buffet sendo comprada por outra empresa), então ainda não está claro o que o futuro trará, MAS eles sempre construíram seus modelos de ponta sozinhos, enquanto tiveram seu modelo menos caro feito ou montado pela Amati Denak e Jupiter.

A Buffet comprou recentemente os modelos 100 e 400 na China.

#19 ·
Eu nunca disse que era a mesma fábrica que fabricava o Schag/venus e o keilwerth/Jupiter.

Você já ouviu falar de terceirização?! Às vezes, você pode ter uma parte disso na China e outra em Taiwan ou em outro lugar (Cingapura, Vietnã...)

Eu não tenho informações privilegiadas sobre todas as marcas, mas conheço um pouco a estratégia comercial e de fabricação.

Eu falo da própria fábrica que faz alguns modelos dessas marcas, pois sei onde são feitos exatamente o jup749 e o st 90 Iv, e também o schagerl e o venus e também o buffet 400.

#22 ·
#23 ·
Análise rápida do tenor Schagerl Academica Superior T-GM

Esperando encontrar algo que eu gostasse mais do que meu Yamaha YTS-23, finalmente comprei um tenor Schagerl Academica Superior T-1GM da Otrie na Chuck Levins Washington Music Center em Wheaton Maryland (um pouco ao norte de DC... você pode pegar a linha vermelha) alguns meses atrás (início de junho?). Este é o mais alto dos dois níveis de "Academicas" que eles têm; não tenho certeza se eles têm o mais barato, mas em qualquer caso eu não experimentei. Estou muito feliz com ele no geral. Levins é uma loja excelente (tive uma boa experiência comprando alguns monitores de estúdio para outra pessoa lá também). Toquei no modelo "profissional" 66 também--- acho que foi usado--- e gostei mais deste. Parecia menos lento sob os dedos, um pouco mais flexível e mais fácil de tocar... também para controlar o tom com a embocadura, parecia mais fácil e mais variado tonalmente. Além do Schagerl Academica e Schagerl 66, também toquei um Mark VI, um SA-80 pré-Jubilee, um P Mauriat 66RUL enquanto estive lá (todos usados). Não houve falha óbvia de configuração em nenhum desses instrumentos, todos tocaram bem, mas gostei mais do Academica. O Mauriat também foi um instrumento incrível, tive problemas para escolher entre ele e o Academica. Mauriat tinha definitivamente um som diferente... mais granulado, mais aberto. Ambos esses instrumentos custavam um pouco menos de US$ 2.000. Meu pai estava lá comigo e quando perguntei a ele qual dos cinco ou seis instrumentos ele mais gostou, ele disse que achava que eu tocava melhor no Academica. Achei a ação um pouco mais fácil de lidar do que a Mark VI, especialmente passando cromaticamente pela chave Eb, bastante suave no Schagerl, o curso da chave parecia um pouco demais no Selmer (notei isso no outro Mk VI que toquei recentemente também). Tom um pouco mais velado e "complexo" do que o Mk VI e Mauriat, mas ainda fácil de obter uma "borda" nele e relativamente livre. Talvez um pouco menos livre do que o Selmer e o Mauriat. Senti que o Selmer era um pouco como um volante que é muito alto quando chutado e realmente toca em vez de amortecer rapidamente, mas exigia um pouco de esforço/tempo demais para atingir a potência máxima e parecia um pouco mais difícil de controlar do que o Schagerl e o Mauriat. Mesmo pelo mesmo preço, qualquer um desses instrumentos parecia uma opção melhor para mim do que qualquer um dos Mk VI que experimentei recentemente, e o Mk VI não tinha o mesmo preço...

Desde então, toquei, embora não possua, outro SA-80, este um Jubilee... também gosto muito dele. Acho que aqueles que dizem que o Schagerl é basicamente um clone do SA-80 estão corretos. Suspeito que a Schagerl se esforce para garantir que sua mfr. taiwanesa faça um bom trabalho em seus produtos. Se eles dão os toques finais na Áustria, não sei. Otrie pareceu implicar que o modelo profissional foi feito na Áustria, mas acho que isso provavelmente envolve a montagem de um tubo feito em Taiwan e talvez outras peças de Taiwan. Eu realmente não sei, ou me importo muito. Até agora, parece que o controle de qualidade é muito bom e aparece neste instrumento. A entonação me parece muito boa, embora às vezes eu ache que talvez eu tenha um pouco de problemas com o C#/Db sendo um pouco baixo em relação a outras notas. Também, às vezes, preciso ter um pouco de cuidado para fazer com que as notas altas da chave da palma (Eb em diante, principalmente o F, mas ocasionalmente até o D) soem... elas podem sair cerca de um terço abaixo e sufocadas ocasionalmente se eu pular para elas... isso pode ser um problema de ajuste, por exemplo, alguma almofada precisa ser mais alta? O saxofone tem uma chave F# alta, aliás.

No geral, adoro este instrumento. Ele tem mais corpo e borda do que o Yamaha, mas não é frágil ou lento, e a ergonomia é muito boa. O tom me parece bastante maleável, o que é bom. Talvez eu faça um teste de audição cega com eles em algum momento.

Tenho alguns Links de borracha dura (estilo vintage moderno com bordas inclinadas) que soam um pouco abafados e são um pouco difíceis de tocar no Yamaha, que soam melhor e são mais fáceis de tocar no Schagerl. Voltei a eles desde que comprei o Schag.

Há supostamente um revendedor no Texas também, mas não consegui encontrá-lo, online de qualquer maneira. Levins tem um site. Aliás, a unidade de reparo da Levins também parece excelente... Deixei um alto Yamaha com eles porque precisava de uma cortiça para uma das chaves da palma... eles fizeram de graça, pois era um trabalho tão pequeno, e também apontaram algumas almofadas não niveladas resultantes de um repad recente que eu tinha feito em outro lugar. Pude ver os problemas e, de fato, senti meus braços doendo depois de tocá-lo, possivelmente por ter que pressionar as teclas um pouco mais forte por causa dos problemas das almofadas--- não acho que eles estavam tentando, sem fundamento, derrubar meu técnico, embora eles sugerissem que eu o levasse de volta ao técnico que fez o repad para corrigir os problemas.

Se você estiver a algumas horas de carro da área de Wheaton MD / Washington DC, peço que experimente esses saxofones (e as outras coisas que Levins tem a oferecer). Ótimo custo-benefício... e, para o meu gosto, este é um ótimo saxofone, mesmo ignorando as considerações monetárias. Seu gosto / mãos / embocadura podem ser diferentes, então você deve comparar vários saxofones diferentes... mas coloque este na sua lista para experimentar, se puder.

#24 ·
Re: Revisão rápida do tenor Schagerl Academica Superior T-GM

Obrigado pela análise. Parece que você encontrou um tenor muito bom.

.
...Acho que aqueles que dizem que o Schagerl é basicamente um clone do SA-80 estão corretos...
Faz sentido. Parece que a maioria dos saxofones taiwaneses e chineses são cópias dos saxofones SA-80/serie11 ou Yanagisawa.

#26 ·
Eu toquei um sem verniz no Sax Symposium na GMU, e gostei muito. Era um instrumento matador, mas era emprestado e não estava à venda. Toquei em alguns dos outros modelos de exibição que não gostei.
Estou curioso, qual modelo de instrumento Schagerl você tocou? Os outros eram Schagerls que você não gostou, ou instrumentos de outros fabricantes?

#27 ·
#28 ·
Experimentei um Shagerl 66 low A bari na Chuck Levins hoje (fui ver um Buescher antigo), em comparação com o meu bari Cannonball stone series.... e UAU!!!

Tono vintage enorme, gordo e robusto (bem, pelo menos mais próximo dos bari Mark VI que experimentei do que o meu CB). Ótima afinação. Ação das chaves muito sólida, mas não parecia tão robusta quanto o meu CB*. O preço de $5200 para uma marca obscura de Taiwan foi um pouco confuso (e torna-o um não-início), mas se eu encontrar um como o exemplar de hoje usado por $3k ou menos, vou comprá-lo.

*Para ser justo, pode ter sido a (falta de) configuração.