Análise rápida do tenor Schagerl Academica Superior T-GM
Esperando encontrar algo que eu gostasse mais do que meu Yamaha YTS-23, finalmente comprei um tenor Schagerl Academica Superior T-1GM da Otrie na Chuck Levins Washington Music Center em Wheaton Maryland (um pouco ao norte de DC... você pode pegar a linha vermelha) alguns meses atrás (início de junho?). Este é o mais alto dos dois níveis de "Academicas" que eles têm; não tenho certeza se eles têm o mais barato, mas em qualquer caso eu não experimentei. Estou muito feliz com ele no geral. Levins é uma loja excelente (tive uma boa experiência comprando alguns monitores de estúdio para outra pessoa lá também). Toquei no modelo "profissional" 66 também--- acho que foi usado--- e gostei mais deste. Parecia menos lento sob os dedos, um pouco mais flexível e mais fácil de tocar... também para controlar o tom com a embocadura, parecia mais fácil e mais variado tonalmente. Além do Schagerl Academica e Schagerl 66, também toquei um Mark VI, um SA-80 pré-Jubilee, um P Mauriat 66RUL enquanto estive lá (todos usados). Não houve falha óbvia de configuração em nenhum desses instrumentos, todos tocaram bem, mas gostei mais do Academica. O Mauriat também foi um instrumento incrível, tive problemas para escolher entre ele e o Academica. Mauriat tinha definitivamente um som diferente... mais granulado, mais aberto. Ambos esses instrumentos custavam um pouco menos de US$ 2.000. Meu pai estava lá comigo e quando perguntei a ele qual dos cinco ou seis instrumentos ele mais gostou, ele disse que achava que eu tocava melhor no Academica. Achei a ação um pouco mais fácil de lidar do que a Mark VI, especialmente passando cromaticamente pela chave Eb, bastante suave no Schagerl, o curso da chave parecia um pouco demais no Selmer (notei isso no outro Mk VI que toquei recentemente também). Tom um pouco mais velado e "complexo" do que o Mk VI e Mauriat, mas ainda fácil de obter uma "borda" nele e relativamente livre. Talvez um pouco menos livre do que o Selmer e o Mauriat. Senti que o Selmer era um pouco como um volante que é muito alto quando chutado e realmente toca em vez de amortecer rapidamente, mas exigia um pouco de esforço/tempo demais para atingir a potência máxima e parecia um pouco mais difícil de controlar do que o Schagerl e o Mauriat. Mesmo pelo mesmo preço, qualquer um desses instrumentos parecia uma opção melhor para mim do que qualquer um dos Mk VI que experimentei recentemente, e o Mk VI não tinha o mesmo preço...
Desde então, toquei, embora não possua, outro SA-80, este um Jubilee... também gosto muito dele. Acho que aqueles que dizem que o Schagerl é basicamente um clone do SA-80 estão corretos. Suspeito que a Schagerl se esforce para garantir que sua mfr. taiwanesa faça um bom trabalho em seus produtos. Se eles dão os toques finais na Áustria, não sei. Otrie pareceu implicar que o modelo profissional foi feito na Áustria, mas acho que isso provavelmente envolve a montagem de um tubo feito em Taiwan e talvez outras peças de Taiwan. Eu realmente não sei, ou me importo muito. Até agora, parece que o controle de qualidade é muito bom e aparece neste instrumento. A entonação me parece muito boa, embora às vezes eu ache que talvez eu tenha um pouco de problemas com o C#/Db sendo um pouco baixo em relação a outras notas. Também, às vezes, preciso ter um pouco de cuidado para fazer com que as notas altas da chave da palma (Eb em diante, principalmente o F, mas ocasionalmente até o D) soem... elas podem sair cerca de um terço abaixo e sufocadas ocasionalmente se eu pular para elas... isso pode ser um problema de ajuste, por exemplo, alguma almofada precisa ser mais alta? O saxofone tem uma chave F# alta, aliás.
No geral, adoro este instrumento. Ele tem mais corpo e borda do que o Yamaha, mas não é frágil ou lento, e a ergonomia é muito boa. O tom me parece bastante maleável, o que é bom. Talvez eu faça um teste de audição cega com eles em algum momento.
Tenho alguns Links de borracha dura (estilo vintage moderno com bordas inclinadas) que soam um pouco abafados e são um pouco difíceis de tocar no Yamaha, que soam melhor e são mais fáceis de tocar no Schagerl. Voltei a eles desde que comprei o Schag.
Há supostamente um revendedor no Texas também, mas não consegui encontrá-lo, online de qualquer maneira. Levins tem um site. Aliás, a unidade de reparo da Levins também parece excelente... Deixei um alto Yamaha com eles porque precisava de uma cortiça para uma das chaves da palma... eles fizeram de graça, pois era um trabalho tão pequeno, e também apontaram algumas almofadas não niveladas resultantes de um repad recente que eu tinha feito em outro lugar. Pude ver os problemas e, de fato, senti meus braços doendo depois de tocá-lo, possivelmente por ter que pressionar as teclas um pouco mais forte por causa dos problemas das almofadas--- não acho que eles estavam tentando, sem fundamento, derrubar meu técnico, embora eles sugerissem que eu o levasse de volta ao técnico que fez o repad para corrigir os problemas.
Se você estiver a algumas horas de carro da área de Wheaton MD / Washington DC, peço que experimente esses saxofones (e as outras coisas que Levins tem a oferecer). Ótimo custo-benefício... e, para o meu gosto, este é um ótimo saxofone, mesmo ignorando as considerações monetárias. Seu gosto / mãos / embocadura podem ser diferentes, então você deve comparar vários saxofones diferentes... mas coloque este na sua lista para experimentar, se puder.