Sax on the Web Forum banner
21 - 40 of 45 Posts
Discussion starter · #22 · (Edited)
Bom dia,

Já tenho quase cinquenta entradas na folha de cálculo. Sem sistema óbvio em relação ao número de 3 dígitos, Vries1 sugere que ajuda a combinar os pescoços, embora também esteja em sopranos de uma peça. Precisa de mais exemplos de 3 dígitos.
Os 10XXX podem ser uma 'moda' de 1928 de rotular os números de série reais dos saxofones. Cerca de 10.000 saxofones fabricados até 1928 é uma produção razoável.
Os números 5XXXX estão espalhados pelos saxofones e instrumentos de sopro (e um exemplo visto na flauta) (www.brasshistory.net/Couesnon%20Dating%20List.pdf), parece que SÓ se aplica a instrumentos carimbados com o logotipo Monopole, e nos saxofones foi descontinuado após a reestruturação de 193-e qualquer coisa.
Parece haver alguns anos em que a pessoa responsável pela estampagem colocou o carimbo da granada no lugar errado...
Os números 10XXX e 5XXXX sincronizam-se bem o suficiente, embora existam exemplos (10278/53332 e 10280/53333 e 10295/53457) que me fazem pensar que a estampagem foi feita em duas áreas diferentes da fábrica, os 10X na estação de saxofone, antes de serem transportados para outra pessoa e adicionados a uma pilha para serem carimbados 5XXXX, onde a ordem pode ter sido alterada.

Eu respondi a alguma pergunta? Bem, eu meio que respondi à minha. Inicialmente, tendo um número de 3 dígitos na virola do saxofone barítono, e um número de 5 dígitos no sino, eu assumi que o número de 3 dígitos era um número de série e, espere, talvez o número de 5 dígitos fosse o número militar da pessoa que tocava o saxofone...? Definitivamente não é isso :LOL:
Eu acho que o número 5XXXX pode ser considerado o número de série Monopole, em todos os instrumentos. O número de 3 dígitos que não faz sentido consecutivo ou cronológico, pode ser um número de fábrica, como Dirk (Vries1) sugeriu. Nem todas as empresas adicionaram números de série (meu alto Jerome Thibouville Lamy não tem nenhum), então talvez, em uma reunião em 1928, foi decidido adicionar números de série de saxofone, como seus contemporâneos, aos instrumentos, e é isso que o número 10XXX é.

Longe de terminar, eu adoraria saber se alguém com Couesnons antigos tem um número de série de 3 dígitos na virola que corresponde a uma gravação sob a rolha do pescoço, por exemplo, para talvez resolver esse mistério. Então continuem enviando as fotos e continuem enviando as teorias! :D

Bem feito pelo seu trabalho e vou sugerir-lhe se achar útil.
Há esta classificação que eu uso, parece-me justificada antes do tipo e dos números.

Exposição de Paris 1889.
Exposição de Paris 1900.
Com romã. Fournisseur de l'armée et des beaux arts.
Sem romã, fournisseur de l'armée.
Sem romã, fournisseur de l'armée et des beaux arts.
Sem romã, fournisseurs des beaux arts, du conservatoire national et de l'armée.
Com romã, fournisseurs des beaux arts, du conservatoire national et de l'armée.

105 rue Lafayette.

No catálogo de 1912 da Couesnon:
"Para um aumento de 50 francos, os saxofones Monopole são fornecidos com uma chave de oitava de ponta única."

Discussion starter · #24 ·
Obrigado JeanJacques! Eu não salvei nenhuma das fotos da pesquisa, mas vou voltar e ver qual a correlação. Deve haver alguma coisa, seja entre as datas ou os modelos.

50 francos era MUITO dinheiro para uma chave de oitava, não? :oops: Acabei de fazer uma conversão de moeda e dá, tipo, 600 euros!

Um soprano de 1902, sem número de série.

Outras listagens
Aqui estão os Couesnon que encontro no Wallapop
Saxofone alto Cuesnon Paris 1921 em segunda mão por 250 EUR em Viladecans na WALLAPOP
Grande oportunidade! Saxofone alto Cuesnon Paris 1921 em segunda mão por 250 EUR em Viladecans. Um dos primeiros saxofones feitos no século XX. Foi fabricado pela Cuesnon Paris em 1921. Número de série 713. Saxofone totalmente restaurado com um bom som ao qual se junta um g
es.wallapop.com
es.wallapop.com
Saxofone Alto Couesnon Vintage em segunda mão por 600 EUR em Braga na WALLAPOP
Grande oportunidade! Saxofone Alto Couesnon Vintage em segunda mão por 600 EUR em Braga. Saxofone alto Couesnon vintage, série NR 7091. Apresenta sinais de uso e necessita de atenção. - Modelo: Couesnon - Série: NR 7091 - Tipo: Saxofone Alto - Estado: Usado, precisa de calibração
es.wallapop.com
es.wallapop.com
SAXO COUESNON em segunda mão por 1.800 EUR em Gandía na WALLAPOP
Grande oportunidade! SAXO COUESNON em segunda mão por 1.800 EUR em Gandía. MONOPOLE CONSERVATOIRE. N°serie 4594
es.wallapop.com
es.wallapop.com
Saxofone em segunda mão por 400 EUR em Merza na WALLAPOP
Grande oportunidade! Saxofone em segunda mão por 400 EUR em Merza. Saxofone antigo da marca francesa Couesnon. Sapatilhas, rolhas, feltros, molas …. novos, preparados por um luthier profissional. Com estojo Só venda pessoalmente

#1 se encaixa no período investigado no tópico atual.

#2, #3, #4 são todos modelos pós-Segunda Guerra Mundial (design muito diferente) e, de acordo com minha visão geral dessa série, do período de 1950-1955.
Espero que vocês estejam salvando fotos e catalogando todas as informações. Links ou listagens de vendas são de curta duração.

Aqui está um bom exemplo para comparar com o da postagem #22

Eu não esperava ir tão a fundo, então vou voltar a percorrer tudo para salvar fotos. D'oh!
Fwiw Eu tenho um pouco mais de 12.000 fotos no meu arquivo. Dessas, menos de 300 são SOP e Barítono.

O que falta aqui são fotos.

Aqui está um alto com chaves do sino esquerdas, RTH e um mecanismo G# estranho; que é um Vega importado da França por uma empresa de Boston.

Quando este saxofone foi fabricado, e/ou o que mais pode ser dito sobre o instrumento?

3721 é o número dado, estampado no sino.

21 - 40 of 45 Posts