Sax on the Web Forum banner

Uma análise honesta do Simba Sax

22K views 34 replies 20 participants last post by  Dr G  
#1 · (Edited)
Ok, aqui está a minha análise do meu novo Simba Sax. Há uma isenção de responsabilidade. Sou novo no sax. No entanto, toco baixo há muitos anos e sou um músico experiente. Dito isto, aqui vai. ****EU SOU UM INICIANTE E ESTA É UMA REVISÃO DE UM INICIANTE. POR FAVOR, LEIA TODAS AS POSTAGENS AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES. É ALTAMENTE RECOMENDADO QUE VOCÊ NÃO COMPRE UM SAX COMO ESTE SEM TESTAR PRIMEIRO.****** PRÓS: 1) Custou cem dólares usado e veio com um novo metal Guy Hawkins nº 8 2) parece bom 3) um estojo rígido muito bom foi incluído. 4) Tem um tom muito bom 5) sem chaves pegajosas ou almofadas com vazamento que eu possa dizer 6) toca BEM em sintonia. Não perfeito 7) Eu mencionei que custou cem dólares? Contras: 1) Não é um Selmer, Yamaha, Yani, ETC 2) Não tem entonação ou afinação perfeita. No entanto, está perto. 3) Tenho dificuldades com notas baixas, especificamente g-c. No entanto, duvido seriamente que seja o sax. Provavelmente sou eu. Posso acertá-los se tentar, mas se eu estiver apenas tocando, eles sobem uma oitava. Em uma semana, terei minha primeira aula de sax e saberei se sou eu ou o instrumento. Mas posso dizer com 99% de certeza agora que SOU EU, NÃO O INSTRUMENTO. De qualquer forma, esses são meus 2 centavos. Não posso compará-lo a outros saxes porque é o primeiro que posso tocar. No entanto, conheço música e instrumentos e posso dizer que parece bem montado. Se eu pudesse fazer de novo, compraria um Yamaha YTS23 usado no ebay por 300. Mas ei :D

#2 ·
Você não mencionou entre os pontos "pró" que ele tem um nome muito legal. Simba significa leão em kiswahili, mas você provavelmente sabia disso... Agora, se fosse feito em "swahili-land" (África Oriental), teria sido ainda mais legal (quero dizer, mais quente...), mas algumas pesquisas no Google me disseram que é feito nos EUA, Tennessee?? Bjorn

#3 ·
New On Sax said:
There is one Disclaimer. I am new on sax.
Há uma isenção de responsabilidade. Sou novo no sax. O que, infelizmente, o desqualifica como um revisor competente. Não quero dizer isso de forma alguma (apesar do meu apelido), mas as pessoas vêm aqui diariamente para obter informações sobre produtos, e sua análise só servirá para confundi-las. Apenas um conselho para se dar bem com as pessoas aqui... Não tenha tanta pressa em aconselhar os outros; especialmente quando você não tem absolutamente nenhuma experiência prática para compartilhar em relação ao saxofone. Leve o seu tempo e absorva tudo. Há muito a aprender aqui; e esse deve ser seu foco principal.

#4 ·
Ponto anotado.
No entanto, sou músico desde a 6ª série.
Eu vi milhares de instrumentos diferentes.
Eu toquei com dezenas de saxofonistas.
Eu tenho uma boa ideia do que estou falando.
Eu prometo que se meu instrutor tocar na próxima quarta-feira e disser que é uma porcaria, eu comerei corvo adequadamente neste fórum.
Mas ele não vai.
Eu já rodei um pouco.
Mas eu aprecio você dizer o que você disse. Como uma criança nova tentando aprender o máximo que posso, há UMA TONELADA de informações por aí. Este fórum realmente parece dedicado a informações boas e sólidas.
A propósito -
Você é um vovô rabugento que está cuidando dos netos?

P.S. A razão pela qual postei isso tão cedo é que eu queria que um novo jogador o revisasse.
Um novo jogador é quem vai comprar isso, então um novo jogador é apropriado para revisar.
Mas eu respeito o que você diz. Honestamente. Você parece muito experiente. Eu li uma tonelada de suas postagens nos últimos dias. Posso dizer que você quer ajudar os outros.

#5 ·
Você tem sorte. Eu tive um iniciante que entrou na minha sala de aula com um instrumento novinho em folha em mau estado. Soando pior do que o que um saxofonista iniciante normalmente soa, eu dei uma olhada depois da aula. Tive que dobrar todo tipo de coisa no lugar para que os orifícios de tom fossem cobertos, etc. Passamos por um ano há algum tempo, quando você podia comprá-los no nosso Sams Club local. Eu tinha alguns altos, trompetes e clarinetes no meu grupo de iniciantes. Nenhuma loja na cidade queria tocá-los. Naquela época, eu só ensinava iniciantes naquela escola e então eles iam para outra escola na 7ª série. Eu me pergunto quantos daqueles filhos "Simba" desistiram da banda por causa da frustração desnecessária com um instrumento impossível de tocar. Agora eu não estou pegando no seu pé porque você parece ter uma ideia de como as coisas devem funcionar e soar, mas eu quero que os pais e os verdadeiros iniciantes que estão lendo isso estejam cientes do outro lado.

#6 ·
Grumps said:
O que, infelizmente, o desqualifica como um revisor competente. Não quero dizer isso de forma alguma (apesar do meu apelido), mas as pessoas vêm aqui diariamente em busca de informações sobre produtos, e sua avaliação só servirá para confundi-las. Apenas uma palavra de conselho para se dar bem com as pessoas aqui... Não tenha tanta pressa em aconselhar os outros; especialmente quando você não tem absolutamente nenhuma experiência prática para compartilhar em relação ao saxofone. Leve o seu tempo e absorva tudo. Há muito a aprender aqui; e esse deve ser seu foco principal.
Muito bom conselho. Tenho alguma experiência com instrumentos de sopro e só comento uma pergunta quando tenho certeza de que tenho a resposta.:)

#8 · (Edited)
Novo em Sax

Há outro nível mais próximo que o saxofone deve ser analisado para determinar se é um instrumento "bom" ou não. Essa é a qualidade de suas peças e materiais e quão bem ele é construído. No comércio de reparo de instrumentos, a maioria desses instrumentos musicais da China são chamados de I.S.O.'s (objetos em forma de instrumento) porque são construídos de forma tão precária que não se qualificam para serem chamados de instrumento musical.

Dito isso, os Simba's que passaram pela minha bancada tiveram chaves muito macias, orifícios de tom muito irregulares, almofadas de qualidade questionável, chaves mal ajustadas, molas de má qualidade e, claro, os problemas de entonação que você mencionou. Muitos técnicos nem sequer trabalham em instrumentos dessa qualidade. Nós fazemos em nossa oficina, mas dizemos ao cliente de antemão que ele tem um instrumento de qualidade muito ruim e, por essa razão, não podemos garantir nenhum trabalho de reparo que fazemos.

É lamentável que os chineses tenham introduzido esses instrumentos de sopro e orquestra "descartáveis" no mundo. Eles são "descartáveis" porque para repad e configurá-los corretamente para tocar com qualquer longevidade custa de 3 a 4 vezes o que o cliente pagou pelo instrumento quando novo. Em vez de consertá-los, as pessoas ou os jogam fora (depois que seus filhos se desanimaram e desistiram da música) ou os penhoram para outra pessoa em busca de um "bom negócio".

Por US$ 100, parece que você comprou um novo bocal de metal Guy Hawkins, com um I.S.O. de graça.:)

#9 ·
Caro JBTSAX,

Obrigado por isso.
Mais do que tudo, eu queria que um técnico respondesse a esta pergunta.
Eles são verdadeiramente os que sabem.
Eu gostaria de lhe fazer uma outra pergunta a respeito disso.
Como você pode distinguir um ISO de um saxofone decente no meu nível de iniciante?
Existem sinais reveladores a serem observados?
Qualquer uma de suas pequenas pérolas de sabedoria seria muito apreciada.
Eu me recuso a pagar milhares por um saxofone agora. Eu toquei baixo por 20 anos como profissional e como hobby.
Eu nunca paguei mais de 300 por um baixo.
E eu tive alguns baixos fenomenais.
Fiquei chocado com o quanto os saxofones custam.
Qualquer informação sobre como distinguir o bom do descartável seria útil.
Obrigado.

P.S. Eu gostaria de dizer uma coisa sobre o SIMBA:
os orifícios de tom parecem uniformes, não há vazamentos que eu possa dizer, o tom é bom, as chaves são responsivas e eu posso tocar todas as notas no instrumento.

DAVE

#28 ·
Caro JBTSAX,

Obrigado por isso
Mais do que tudo, eu queria que um técnico respondesse a esta pergunta
Eles são verdadeiramente os que sabem.
Eu gostaria de lhe fazer uma outra pergunta a respeito disso.
Como você pode distinguir um ISO de um saxofone decente no meu nível de iniciante?
Há sinais reveladores para procurar?
Qualquer uma de suas pequenas pérolas de sabedoria seria muito apreciada.
Eu me recuso a pagar milhares por um saxofone agora.
Eu toquei baixo por 20 anos como um músico profissional e como um hobby.
Eu nunca paguei mais de 300 por um baixo.
E eu tive alguns baixos fenomenais.
Fiquei chocado com o quanto os saxofones custam.
Qualquer informação sobre como distinguir o bom do descartável seria útil.
Obrigado.

P.S. Eu gostaria de dizer uma coisa sobre o SIMBA
os orifícios de tom parecem uniformes, não há vazamentos que eu possa dizer, o tom é bom, as chaves são responsivas e eu posso tocar todas as notas no instrumento.

DAVE
Você deve verificar quanto custam os ***otes :ROFLMAO:

#11 ·
New On Sax said:
Caro JBTSAX, como você pode distinguir um ISO de um saxofone decente no meu nível de iniciante? Existem sinais reveladores a serem observados?
Danarsenault deu a melhor resposta porque existem tantas marcas e variáveis que estão mudando constantemente. Fui ao E-Bay recentemente e contei 24 modelos de saxofone à venda que custavam menos de US$ 400 novos. Todos foram fabricados na China e muitos diziam "Ideal para Programas de Música" ou "Aprovado pelo Professor de Banda". Eles também dizem coisas como "feito com engenharia alemã" ou "projetado na França". Quando um saxofone estudantil de marca de qualidade agora é vendido por US$ 1200 ou mais, e uma marca desconhecida pode ser enviada da China, passar por um distribuidor e um varejista e ser vendida para alguém por US$ 300 ou menos, isso levanta bandeiras vermelhas para mim quanto à qualidade desse instrumento. Howard Stephens, um técnico de reparo no Reino Unido, afirma ter encontrado um saxofone chinês bem feito na Gear for Music na faixa de preço de US$ 400, mas não vi um em primeira mão para comentar de uma forma ou de outra. Como Dan disse, a melhor coisa é pedir ajuda a um bom professor/tocador de saxofone ao comprar um saxofone.
New On Sax said:
P.S. Gostaria de dizer uma coisa sobre o SIMBA
os orifícios de tom parecem uniformes, não há vazamentos que eu possa dizer, o tom é bom, as chaves são responsivas e eu consigo tocar todas as notas no instrumento. DAVE
Sem tirar as chaves e colocar uma luz no instrumento e uma ferramenta perfeitamente plana sobre os orifícios de tom, é impossível dizer se os orifícios de tom estão nivelados ou não. Da mesma forma, para verificar se há vazamentos, uma luz é necessária com as chaves no saxofone. De modo geral, se você pode tocar até o Bb baixo no piano ou mais suave, o saxofone não está vazando. Soprando forte, você geralmente pode "tocar" todas as notas em um saxofone que está vazando como uma peneira.

#21 ·
Uma maneira simples e boa de verificar vazamentos seria ir à Home Depot e comprar uma luz de corda de $3 (alguns vendedores vendem exatamente a mesma coisa por $20, reembalada como uma "Saxophone Leak Light"). Coloque-a no chifre em um quarto escuro, feche todas as almofadas digitando o Bb baixo e procure a luz que escapa.
Você sabe qual é o nome oficial dessas luzes de corda? Eu gostaria de comprar uma na Amazon, mas tudo o que aparece são luzes de Natal;)

Além disso, "Novo no Sax" você não precisa se gabar do fato de ser novo no instrumento. Se você se vê como um iniciante, será difícil sair da mentalidade de um iniciante.

#14 ·
Eu só quero dizer algo para GRUMPS, JBTSAX, DANARSENAULT e todos os outros saxofonistas experientes neste site.

OBRIGADO!!!

Vocês tornam tudo um milhão de vezes mais fácil para um novo saxofonista.

Eu quero dar um exemplo curto.

Se não fosse pelo que eu li neste site e saxquest, eu não saberia nada sobre EBAY, CECILIO, etc etc e provavelmente teria uma coleção de porcaria na minha casa. As coisas parecem boas e um iniciante é muito facilmente enganado.

Tenho certeza de que todos aqui ficam enjoados de responder à mesma pergunta sobre saxofones chineses, mas vocês respondem. Então obrigado.

Meu próximo saxofone será um yamaha 23. Essa é buzina suficiente para durar toda a minha carreira como saxofonista. Tenho uma ótima carreira como enfermeira de câncer e não vou entrar em novos reinos da produção musical. Apenas tocando com amigos e um show ocasional em um bar. Então, em vez de gastar dinheiro com algo que não é confiável, vou comprar um bom yamaha, uma boa configuração e ser muito feliz.

De qualquer forma, obrigado a todos vocês.

DAVE

#15 ·
Mas, por favor, não pense que só porque um instrumento é da China ele é ruim. Se alguém diz ou implica isso, espero que seja apenas porque pode ser ignorante da qualidade de alguns dos saxofones que vêm de lá. Eu esperaria que essas opiniões não fossem baseadas em nenhum tipo de preconceito racial. Eu vi alguns instrumentos muito bons feitos na China. Sim, também houve alguns ruins, mas os bons que eu vi e toquei são muito bons.

#16 ·
Eu gosto de comida chinesa. Mas se eu não gosto de saxofones chineses, sou racista? Raça não tem nada a ver com isso, Pete. Chifres com histórico de mau funcionamento é que criaram o preconceito. É bom que você tenha encontrado uma ou duas marcas de chifres ultrabaratos que te agradam. Esse barco ainda não chegou aos Estados Unidos. Pode estar a caminho... mas, felizmente, ainda temos uma abundância de chifres vintage aqui que nos mantém relativamente desinteressados e, em última análise, desimpressionados com as novas importações brilhantes.

#25 ·
Eu gosto de comida chinesa. Mas se eu não gosto de saxofones chineses, sou racista? Raça não tem nada a ver com isso, Pete. Chifres com histórico de mau funcionamento é que criaram o preconceito. É bom que você tenha encontrado uma ou duas marcas de chifres ultrabaratos que te agradam. Esse barco ainda não chegou em terra nos Estados Unidos. Pode estar a caminho... mas, felizmente, ainda temos uma abundância de chifres vintage aqui que nos mantém relativamente desinteressados e, em última análise, desimpressionados com as novas importações brilhantes.
Sim, é racista. Você não está falando de marcas/modelos/fábricas específicas, você está juntando todos eles. Você gosta de apontar quando as pessoas não têm experiência suficiente para falar, então aqui está seu corvo para comer: você sabe alguma coisa sobre padrões de fabricação, como 6 Sigma, que envolvem a melhoria contínua do processo? Não importa ONDE uma fábrica está - o que importa são os processos envolvidos. Para corrigi-lo ainda mais, muitas pessoas disseram o mesmo sobre produtos japoneses, mas eles usaram os novos processos de QA que se tornaram 6 Sigma e agora são o padrão. Da mesma forma, as pessoas menosprezaram ROC/Taiwan, mas agora muitos instrumentos são fabricados lá (entre outras coisas como TVs, etc.) e são considerados de boa qualidade. A mesma coisa está acontecendo com a China e a Índia e outros lugares, com instrumentos musicais, motocicletas, eletrônicos, etc. Eu provavelmente tenho a sua idade, mas minha sabedoria e conhecimento adquirido dizem que onde algo é feito é realmente irrelevante. Você menosprezou New to Sax por serem quem disseram que eram - uma nova pessoa dando sua experiência honesta com um produto específico. Você afirma que eles não eram qualificados. Aplique o mesmo a si mesmo.

#18 ·
Grumps said:
Eu gosto de comida chinesa. Mas se eu não gostar de saxofones chineses, sou racista?
A menos que esse preconceito seja baseado na ignorância. Se você diz que todos os saxofones chineses são lixo sem ter experimentado nenhum ou lido alguma crítica qualificada, então pode muito bem ser devido a um preconceito racial. Não estou dizendo que você é racista, Grumps, e não quis acusar ninguém diretamente, no entanto, lembro-me de um tópico aqui há um ou dois anos que envolvia não apenas opiniões de pessoas que estavam dispensando todos os instrumentos chineses, independentemente de terem realmente visto ou tocado todos os instrumentos chineses. Esse tópico realmente degenerou em piadas racistas muito ruins (que foram excluídas pelos moderadores).

#19 ·
Recentemente, experimentei um saxofone alto chinês Selmer La Vie e, na verdade, gostei mais do som dele do que do saxofone alto Hummingbird bem ao lado. No entanto, a mecânica parecia macia para mim e, com minhas mãos grandes, dobraria em pouco tempo. Talvez aguentasse para uma criança, mas o preço era muito alto; provavelmente devido apenas ao nome Selmer no sino. Agora, encontrei os Simbas. Lixo completo.

Eu acho que me lembro daquele outro tópico que você menciona, Pete. O problema é que jogar a carta racial em relação às preferências de saxofone é bastante sufocante; e, na ausência de uma clara indicação de motivos raciais, é melhor evitar. Apenas minha opinião sobre isso.

#20 ·
Para ser justo, o soprano que comprei (marca "Grand" ~ produto Simba) custou apenas 300 dólares. A trompa parecia natural nas minhas mãos, com bordas bem acabadas e fechamento positivo com orifícios de tom. Sim, a laca provavelmente é do lado barato. Mas a avaliação honesta da trompa ao lado do meu Mk VII Tenor e Yamaha 62 Alto é que ela carece um pouco na entonação das gamas. Por exemplo, enquanto um "C" acima da pauta pode travar bem, o "c" abaixo da pauta estava cerca de meio tom abaixo. Isso resume tudo. No entanto, os sopranos em geral não são instrumentos fáceis de pegar, ou seja, Altos e Tenores têm ambetours (sp?) muito mais fáceis. Na minha humilde opinião, eu recomendaria que os iniciantes começassem por aí e, possivelmente, com um Bundy dos anos 80 que pode precisar de repadronização. Mas se você realmente quer ficar com o soprano Simba, eu morderia a bala e compraria um bocal de borracha dura otto link porque a verdadeira "porcaria" que a Simba te dá é realmente o bocal. Ah, sim, eu poderia afinar a trompa raspando a cortiça para que o bocal ficasse praticamente todo dentro. Ah, sim, eu também gosto de trompas bonitas.

#26 · (Edited)
Sim, é racista. Você não está falando sobre marcas/modelos/fábricas específicas, você está juntando todos eles. Você gosta de apontar quando as pessoas não têm experiência suficiente para falar, então aqui está seu corvo para comer: você sabe alguma coisa sobre padrões de fabricação, como 6 Sigma, que envolvem melhoria contínua de processos? Não importa ONDE uma fábrica está - o que importa são os processos envolvidos. Para corrigir você ainda mais, muitas pessoas disseram o mesmo sobre produtos japoneses, mas eles usaram os novos processos de controle de qualidade que se tornaram 6 Sigma e agora são o padrão. Da mesma forma, as pessoas menosprezaram ROC/Taiwan, mas agora muitos instrumentos são fabricados lá (entre outras coisas como TVs, etc.) e são considerados de boa qualidade. O mesmo está acontecendo com a China e a Índia e outros lugares, com instrumentos musicais, motocicletas, eletrônicos, etc. Eu provavelmente sou tão velho quanto você, mas minha sabedoria e conhecimento adquirido dizem que onde algo é feito é realmente irrelevante. Você menosprezou New to Sax por serem quem eles disseram que eram - uma nova pessoa dando sua experiência honesta com um produto específico. Você afirma que eles não estavam qualificados. Aplique o mesmo a si mesmo.
Bom desabafo. Este já era um tópico zumbi em 2009.

Espero que se sinta melhor em breve.

#33 ·
Além de tudo isso... a marca Simba não envelheceu muito bem nos 26 anos desde que este tópico foi iniciado, não foi?

(mas (alguns) saxofones fabricados na China... desde então... certamente sim... apenas não ultra-baratos)
É por isso que encontrei este tópico antigo, mas não percebi que era antigo. Há um soprano Simba à venda na minha área e eu queria verificar sua confiabilidade.