Sax on the Web Forum banner

Configuração de soprano de Wayne Shorter e Sidney Bechet.

55K views 38 replies 31 participants last post by  Grumps  
#1 ·
#2 ·
O consenso geral por aqui sobre Bechet é que ele tocava (principalmente) um soprano Buescher de uma época relativamente antiga (chave G# de pérola redonda). Ninguém conseguiu chegar a alguma conclusão sobre o seu bocal, a menos que alguma informação nova tenha sido encontrada recentemente.

Wayne Shorter usa um bocal Otto Link de borracha dura com uma ponta muito aberta (nº 10, eu acredito).

#7 ·
Wayne está usando um antigo Slant Signature Otto Link para soprano (dizem que é um 10*, mas poderia medir qualquer coisa realisticamente), e ele é um artista da Yamaha - então seu soprano muda dependendo do que ele está ajudando eles a desenvolver.

De acordo com os caras da Yamaha aqui no Canadá, Wayne está tocando em um dos protótipos do soprano Custom-Z, que até recentemente era baseado na escala 875. Pelo que me disseram, eles estavam 90% prestes a lançá-lo assim, e Branford Marsalis pegou emprestado um 62RS (pescoço curvo e banhado a prata) na Europa e voltou para eles dizendo - "É isso que eu quero". Vendo como a Yamaha destruiu as ferramentas para o 62R, eles têm trabalhado duro para fazer engenharia reversa com algumas mudanças sutis (é por isso que não vimos o soprano Z).

Jaleel, entre em contato com a Yamaha. Se você tentar comprar um 62RS usado, provavelmente custará a maior parte de US$ 3.500 (e você não poderá experimentar antes de comprar se comprar online) quando você provavelmente poderá A). obter um endosso da Yamaha, ou B). esperar o novo soprano Z sair e será mais barato. Dizem que eles vão precificá-lo baixo em comparação com os sopranos Yanagisawa e Selmer.

VOCÊ soa ótimo, cara!

#9 ·
FYI - Configuração COMPLETA do Sr. Shorter - de alguns anos atrás

FYI -

http://forum.saxontheweb.net/showthread.php?t=25593&highlight=shorter%27s+complete+setup

Ao meu entender, isso foi encontrado em um quadro de avisos muito antigo que agora está extinto, e pode ter sido postado pelo próprio Wayne (ou alguém muito próximo a ele). Eu também tendo a acreditar, dadas as referências a "Pompano"; (soa como a linguagem que Wayne ou outro profissional excêntrico usaria ;)).

#10 ·
Peças mais curtas em um Silver Selmer Series III Soprano. Sem ideia sobre o bocal ou a palheta.
Mas Jaleel, com certeza você esteve mais perto de Shorter do que qualquer um de nós.
Ótimo trabalho na Mingus Big Band, eu vi vocês muitas vezes. Só uma vez eu vi vocês na Ópera em Cork City (Irlanda) e a Banda tocou apenas três músicas. O público ficou realmente irritado.
Agora eu tenho que me aprofundar no seu trabalho solo.
Melhores cumprimentos.

#13 ·
Ops... Desculpe a resposta tardia... Não tenho estado aqui há algum tempo... Obrigado pelas vossas respostas. Alguém sabe que tipo de palhetas eles tocam/tocavam?
Heavyweather77 - Eu toco um Keilthwerth SX90. Tenho-o há anos... Estou a pensar em mudar em breve, no entanto. Tenho estado a ver os Sopranos da Yamaha e ouvi dizer que eles vão lançar um novo muito em breve.
Obrigado Joe Bananas! Lamento saber que a multidão não gostou da performance da Mingus Band... Foram mesmo só 3 músicas? lol! Tenho estado lá desde então com Roy Haynes... Acho que já foi há mais de 3 anos...
Bem, espero que estejam todos bem e obrigado novamente...

#15 ·
Ops... Desculpe a resposta atrasada... Eu não tenho estado aqui há algum tempo... Obrigado pelas suas respostas. Alguém sabe que tipo de palhetas eles tocam/tocavam? Heavyweather77 - Eu toco um Keilthwerth SX90. Eu tenho ele há anos... Estou pensando em mudar em breve, no entanto. Tenho visto os Sopranos da Yamaha e ouvi dizer que eles vão lançar um novo muito em breve. Obrigado Joe Bananas! Lamento saber que a multidão não gostou da apresentação da Banda Mingus... Foram realmente apenas 3 músicas? lol! Eu estive lá desde então com Roy Haynes... Acho que isso já faz mais de 3 anos... Bem, espero que estejam todos bem e obrigado novamente...
Acabei de ler este post. Jaleel, não acho que o comentário quis dizer que a multidão não gostou da banda Mingus, mas sim que ficou irritada porque eles SÓ tocaram três músicas.

#37 ·
Re: Álbum muito bom, Sr. Shaw

Vi Wayne há poucas horas em Melbourne. Ele recebeu uma ovação de pé e um encore :D.
Ele estava tocando (pelo que pude ver) um saxofone soprano Yanagisawa 991 com pescoço curvo envernizado simples com sua boquilha usual.
Soou fenomenal.
Eu estava consertando meu tenor com Emilio em Boston anos atrás e falei sobre querer experimentar um Yani para substituir meu MVI. Ele me deixou experimentar dois em que estava trabalhando. Eu adorei e observei que eles soavam muito como Wayne para mim. Ele riu e me disse que na verdade eram os instrumentos de Wayne!

#30 ·
De acordo com o velho Peter Strohkorb, ex-Alemanha e agora Austrália, que conhecia Bechet na Europa e é um grande discípulo, Bechet conseguia peças Meyer ou boquilhas fracas de baixo número e as trabalhava com faca, lixa, etc. até conseguir a abertura que queria. Ele fazia isso constantemente. Tenho uma boquilha Meyer antiga (inútil) de Peter, que então fez o mesmo por anos para tentar obter aquele vibrato instável, mas marcante e pessoal. Ouvi muitos discípulos de Bechet, mas nenhum chega realmente perto.

#32 ·
Quando visitei Nova Orleans por volta de 1990, quando trabalhava na Citicorp, visitei o museu de jazz lá. O soprano Bechet em exibição lá era claramente um Conn com o grande anel para um apoio de polegar. É possível que ele tenha tido vários instrumentos ao longo dos anos, pois os sopranos podiam ser comprados em casas de penhores por pouco dinheiro. Os dois sopranos Buescher que tive custaram cerca de US$ 10.

#34 ·
Quando visitei Nova Orleans por volta de 1990, quando trabalhava na Citicorp, visitei o museu de jazz lá. O soprano Bechet em exibição lá era claramente um Conn com o anel grande para o apoio do polegar. É possível que ele tenha tido vários instrumentos ao longo dos anos, pois os sopranos podiam ser comprados em casas de penhores por pouco dinheiro. Os dois sopranos Buescher que tive custaram cerca de $10.
Há outro tópico recente sobre Olivier Franc tocando Summertime (deliberadamente no estilo Bechet). Aqui está parte da minha tentativa de resposta humorística:- "A única razão pela qual Olivier soa tão bem é que ele está tocando o soprano real de Sidney Bechet, de acordo com:-
Se apenas um de nós tivesse bolsos mais fundos do que os 120.000 euros que ele arrecadou, seríamos aquele que tocaria automaticamente assim..." Não duvido que o Soprano que Olivier Franc estava tocando É um Soprano Bechet, e que Olivier (ou Guy Demole, que o passou para ele) provavelmente poderia responder a muitas perguntas relacionadas ao(s) bocal(is) de Bechet, etc., se alguém quiser entrar em contato com ele...

#36 ·
875 Customs foram os primeiros sopranos Yamaha de 2 peças, pelo menos no início dos anos 90.

Como eu vi em algumas fotos muito recentes, ele está tocando um soprano EX custom banhado a prata com o pescoço curvo. Tem que ser um Ex porque é o único soprano Yamaha com pescoços removíveis. Mas, eu concordo que ele soou melhor com o link e o soprano mark VI.