Sax on the Web Forum banner

Sugestões de músicas para um quarteto groove/funk/jazz?

7.9K views 22 replies 16 participants last post by  Third  
#1 ·
Parece que 'ganhei' a audição para o grupo de jazz em formação - instrumentação (até agora - não sei se eles planejam adicionar teclados, mas eu provavelmente poderia dobrar um pouco se conseguir um teclado decente) é guitarra, baixo, bateria, comigo no alto/tenor. Acho que eles gostaram do que fiz em "Mr. Magic" e "Footprints", e agora descobri que o guitarrista quer fazer suas versões de "Lonnie's Lament", "Black Orpheus" e "Greasy G". Pediram minhas sugestões, mas estou atrofiando como um hack de blues/rock há muito tempo, e fora de cena quando se trata desse estilo de música. Toquei "Always There" de Hubert Law em uma banda anos atrás - isso pode servir. Você pode recomendar algumas músicas com as quais você teve algum sucesso (ou sempre quis tocar) nesse tipo de ambiente? Obrigado, Jack.

#3 ·
As coisas do Headhunter funcionam sempre bem... mais para o lado modal/groovy. Watermelon Man, Spider, Maiden Voyage vêm à mente, especialmente se você estiver eletrificado (baixo elétrico/teclas).

#4 ·
Há sempre diversão em tocar com uma boa seção rítmica. Aqui está a lista de cabeça... Nem sempre tenho certeza de quem escreveu as músicas, então, tenha paciência:
Hip Skip, George Benson ou Tony Williams
Red Baron, Billy Cobham ou George Duke
Mercy, Mercy, Mercy, Joe Zawinul
The Chicken, Pee Wee Ellis
Shake Everything You Got, Maceo
Pass THe Peas, Maceo
Sunny, ???
Red Clay, Freddie Hubbard
Wayne's Thang, Kenny Garrett
My Funny Valentine, o arranjo de Anita Baker
A Long Walk, Jill Scott
Damn Girl, Justin Timberlake (Eu adoraria tocar isso com uma boa banda de funk!)
People Make The World Go Round, The Stylistics
e já que estamos nisso...
Betcha By Golly, Wow, The Stylistics
Stop, Look, Listen (To Your Heart), The Stylistics

E agora, a seção Stevie:
As
Brighter Star
Sign, Sealed, Delivered
What The Fuss
Higher Ground
I Wish
etc...

EDIT: Pensei em mais alguns:
Break Out, Lettuce
Quiet Girl, Ani Di Franco, eu acho, mas Dave Matthews canta com Soulive
The Work, Prince
Purple Rain, Prince
Kiss, Prince
Bad, Michael Jackson

#6 ·
E agora, a seção Stevie:
A versão de Stevie de 'We Can Work It Out' dos Beatles é bem legal. Tudo o que Stevie faz é legal, moderno e muuuito mais legal do que qualquer coisa que eu possa inventar. Trabalhando com um amigo em uma banda de tributo a Stevie... coisas muito divertidas.

#10 ·
Eu sempre gosto de tocar um pouco de Autumn Leaves sempre que tenho a sorte de ter uma guitarra na minha seção rítmica. Se o seu guitarrista conseguir tocar a melodia (na tonalidade certa! O Real Book 6ª edição tem a tonalidade errada!), então você pode fazer coisas muito boas com ela. Também com uma guitarra no grupo, adoro tocar qualquer coisa bossa nova de Jobim/Gilberto. No que diz respeito a coisas mais funkeiras/roqueiras, Mercy, Mercy, Mercy já está lá, embora eu pessoalmente preferisse ter um órgão nessa música. What'd I Say de Ray Charles faz um bom blues rock. Muitos blues vão se sustentar bem como músicas rock ou funk. Eu também já toquei Stella by Starlight em estilo hiphop antes.

#12 ·
Depois de um tópico semelhante que postei há algum tempo - nossa lista de reprodução para a banda Jazz/Funk/Groove de sexta à noite é:

1. Ain’t No Sunshine
2. Bring It On Home To Me
3. Brown Eyed Girl
4. Canteloupe Island
5. The Chicken
6. Cold Duck Time
7. Comin’ Home Baby
8. Diggin’ James Brown
9. Don’t Let Me Be Misunderstood
10. First We Take Manhattan
11. Georgia On My Mind
12. Gimme Some Lovin’
13. Hard Work
15. House Party
16. I Was Born In Chicago
17. In Memory Of Elizabeth Reed
18. Memphis Underground
19. Mercy, Mercy, Mercy
20. Moondance
21. Mustang Sally
22. On Broadway
23. Pass The Peas
24. People Get Ready
25. Satisfaction
26. Shape I’m In
27. Shake Your Tail Feather
28. Shotgun
29. Soul Serenade
30. Stand By Me
31. Summertime
32. Superstition
33. Sweet Home Chicago
34. Tequila
35. The Hooker
37. Ummh
38. Use Me
39. Watermelon Man
40. What’s Goin’ On

#19 ·
Depois de um tópico semelhante que postei há algum tempo - nossa lista de reprodução para a banda Jazz/Funk/Groove de sexta à noite é: 29. Soul Serenade
"Tough Talk" dos Crusaders E não consigo acreditar que ninguém tenha mencionado praticamente nada de King Curtis. Quer dizer, vamos lá . . . "Soul Serenade" talvez?
Eu também!!

#13 ·
Hmmm, dois originais .... a maioria dessas músicas mencionadas pode ser ouvida em

http://berkeleyscience.com/darlyn/

Wills Chills
Get Ready

Uma versão de 'In the Mood' do filme Mystic Pizza ...

In the Mystic Mood

Uma música incrível do filme 'Groundhog Day'

Last Dance ..... esta é a minha versão, você realmente precisa ouvir a versão do filme

A música funk mais pesada ...

Put It Where You Want It

Também o padrão ...

Winelight

E a versão de Najee de Stevie Wonders

I Wish

Uma música antiga de R&B ...

Walkin With Mr. Lee

#16 ·
Hmmm, dois originais .... a maioria dessas músicas mencionadas pode ser ouvida em

http://berkeleyscience.com/darlyn/

Wills Chills
Get Ready

Uma versão de 'In the Mood' do filme Mystic Pizza ...

In the Mystic Mood

Uma música incrível do filme 'Groundhog Day'

Last Dance ..... esta é a minha versão, você realmente precisa ouvir a versão do filme

A música funk mais pesada ...

Put It Where You Want It

Também o padrão ...

Winelight

E a versão de Najee de Stevie Wonders

I Wish

Uma música antiga de R&B ...

Walkin With Mr. Lee
Uau! Eu pensei que era a única pessoa que sequer ouvia a versão de "I Wish" de Najee. Ótimo corte.

#15 ·
Eu toquei com esse tipo de banda no fim de semana passado. Eles me pediram ideias, então esta semana tenho pesquisado meus velhos LPs e cheguei a estas ideias até agora... "Red Clay" e "Povo" de Freddie Hubbard "Do You Remember When" e "Spiral" de The Crusaders "Spindrift" de Tom Scott e L.A. Express Jeff Lorber Fusion..."Toad's Place" Suponho que vou encontrar mais um monte que se encaixam bem. "SaxPunter" acima teve uma ótima lista, eu pensei... Qualquer coisa de T.O.P. é sempre uma ótima adição, se feita com bom gosto.

#17 ·
"Tough Talk" por Crusaders
"Sugar" por Stanley Turrentine ou uma série de outros
"Shakey Ground" ou "Givin it up for Love" por Delbert McClinton, que é o cara branco mais descolado que eu já vi

E eu não consigo acreditar que ninguém mencionou praticamente nada de King Curtis. Quer dizer, vamos lá . . . "Soul Serenade" talvez?

#18 ·
E não consigo acreditar que ninguém mencionou praticamente nada de King Curtis. Quer dizer, vamos lá . . . "Soul Serenade", talvez?
Quase tudo de King Curtis. Você já ouviu a versão dele de "One Mint Julep?" Muito legal. Estou pensando em tocar essa com minha banda.Eu também poderia dar uma longa lista, além de todas as músicas mencionadas acima. Mas outra boa abordagem seria pesquisar, voltar no tempo e procurar algumas músicas nesse gênero que não são tão conhecidas para que você não toque as mesmas coisas que todo mundo (mas definitivamente também tenha algumas músicas reconhecíveis). Usando King Curtis como exemplo, você pode ouvir muitas de suas gravações e encontrar muito lá. Ouça também as bandas Hammond B-3. Jimmy Smith, Jack McDuff, Jimmy McGriff, etc. Muito material lá. Saxofonistas como Rusty Bryant, Red Prysock, Sil Austin. E muitos mais. Os caras do 'Hard Bop' como Horace Silver, Art Blakey também são uma boa fonte.

#23 ·
Lista de músicas da minha banda de blues (para ser honesto, não conheço os artistas de todas elas):

Can't turn you loose
Everybody needs somebody
Brick House
Call me to the Breeze
R-E-S-P-E-C-T
Mustang Sally
Lookin' for a fox
Do you love me?
Sweet home chicago
Make me Smile
Vehicle
Natural Woman