Sax on the Web Forum banner

Alguns já ouviram falar das ligaduras JLV, mas agora eles estão de volta com uma nova invenção.

6.2K views 56 replies 24 participants last post by  crsbryan  
#1 ·
Como muitos podem saber, a JLV faz, sem dúvida, a ligadura mais bonita com resultados tonais correspondentes, mas alguém já tentou usar o seu Phonic Ring?

É um anel de metal com abas que fica entre o pescoço e o corpo do saxofone, projetado para melhorar o som produzido, adicionando massa à conexão do pescoço com o corpo. Existem demonstrações de seu uso com clarinetes, mas não consigo encontrar ninguém usando-o publicamente com um saxofone. Parece um truque, sim, eu também diria isso, mas eles têm uma análise espectral real do som com e sem ele instalado em um clarinete e, mesmo com a compressão de áudio ruim do YouTube, você pode ouvir uma clara diferença nos harmônicos. Também parece que a Selmer Paris está usando algo semelhante com o modelo Supreme e seu anel de pescoço prateado. Então, talvez haja mais nisso, e obter esse tipo de inovação em QUALQUER saxofone sem gastar 10 mil seria incrível.

#5 ·
Pode também gastar 8 mil para a mesma coisa, se preferir gastar o dinheiro em disparates imaginários.
Talvez algumas pessoas consigam ouvir melhor do que outras?

#13 ·
Cosmik Debris.

Eu tenho uma foto real de um cara na Índia segurando um peso de 50 libras com sua ferramenta. Isso prova tanto quanto essa análise espectral.
Isso prova que sua ferramenta pode segurar 50 libras... vocês agem como se o som e as propriedades do material não estivessem relacionados, se fosse o caso, todos tocaríamos em um saxofone de plástico e a série mk vi seria apenas outro saxofone. Na realidade, tudo faz a diferença. Do peso, material usado, densidade desse material, colocação do furo de tom e afunilamento e alargamento cônico. Eu não estou aqui para dizer que a diferença é surpreendente, mas se é uma melhoria que é geral, por que não procurá-la? Se os saxofones já fossem aperfeiçoados, por que as empresas ainda estão gastando em P&D? Além disso, como observei no primeiro post, a Selmer Paris fez a mesma coisa com o novo modelo Supreme com a adição de um anel de pescoço de níquel prateado para uma conexão mais "estável".

#12 ·
Eu uso os Lefreques com o meu saxofone baixo Selmer Series II. Eles trazem uma grande melhoria na estabilidade das notas, o que pode ser bastante desafiador no baixo. Estou sempre curioso sobre os tópicos neste fórum que falam sobre esses vários aparelhos; prós e contras; principalmente contras.

#15 ·
Olá Kurt, procurei a prova no site e não consegui encontrá-la. Por favor, publique-a aqui novamente.
O que encontrei no site não fala sobre peso ou massa...
Quem diria que um acessório tão pequeno poderia fazer tanta diferença no som? Este anel de cobre é colocado entre a campânula e o corpo do saxofone para criar uma conexão fônica. O material traz mais arredondamento e profundidade ao som. Você não poderá ficar sem ele!
O ANEL FÔNICO JLV, UMA INOVAÇÃO INCRÍVEL !

O encaixe favorece as perdas de vibração entre as diferentes partes do saxofone, a cortiça abafa as vibrações.

Após vários anos de Pesquisa e Desenvolvimento, Jean-Luc VIGNAUD, o inventor, criou um processo único no mundo que cria uma ponte sonora.

Eles não mencionam adicionar massa, mas que ele conecta as vibrações de uma parte para outra.
Isso soa muito como os Lefreques para mim. Eles também postam "evidências científicas" mostrando calor ou algo assim. Eu teria que olhar para isso novamente. Lembro-me de que não havia controle sobre como eles fizeram esses testes.

E sim, eu não acredito que as ligaduras façam diferença, nem acho que o material faça diferença na maioria dos casos. Mas estou muito feliz em analisar alguns estudos sobre isso. Se você tiver evidências científicas, adoraria vê-las!

A questão é que eu vi estudos reais que pareciam legítimos e que refutaram muitas dessas ideias, mas nunca vi um que provasse o contrário. É sempre anedótico.

Alguém postou um sobre sinos de trombone recentemente... Eu vou procurar por ele.

#17 ·
http://la.trompette.free.fr/Smith/IOA/material.htm

A citação que eu gosto deste estudo...

"A diferença entre os espectros da orelha e do sino é de cerca de um aumento de 2 dB em uma harmônica específica para os sinos mais finos. Tendo tomado precauções para equalizar o peso e o equilíbrio dos sinos, dez dos melhores trombonistas foram submetidos a um teste duplo-cego, onde o jogador é apresentado a uma ordem aleatória prescrita de instrumentos. (todos os jogadores tocam na mesma ordem) {13} para verificar se eles conseguiam distinguir entre os seis sinos. Os resultados estatísticos mostraram que a diferença entre sinos finos e grossos era tão pequena que não pôde ser detectada por nenhum dos jogadores. Em um estágio posterior do teste, um sino de cobre puro eletroformado (feito em um mandril semelhante - mas não o mesmo) foi adicionado à sequência de reprodução. Em condições de teste, isso não era notavelmente diferente dos sinos de latão, mas quando subsequentemente tocado em testes não cegos, ganhou propriedades mágicas!"

#21 ·
Isso menciona a cortiça que abafa as vibrações; ok, mas como é que adicionar algo entre o braço e o corpo, como mostrado nas fotos, faz alguma coisa em relação a isso? Se essa é uma das suposições, você não precisaria remover a cortiça e substituí-la por outra coisa se acha que isso contribui de alguma forma?

#24 ·
Isso menciona o amortecimento das vibrações pela cortiça; ok, mas como adicionar algo entre o braço e o corpo, como mostrado nas fotos, faz alguma coisa sobre isso? Se essa é uma das suposições, você não precisaria remover a cortiça e substituí-la por outra coisa se você acha que isso contribui de alguma forma?
Não, você precisa desacoplar as vibrações mecânicas com a cortiça e, em seguida, adicionar apenas as boas de volta com a geringonça. Muito simples e lógico.

#32 ·
Sem dúvida, a melhor maneira de adicionar arredondamento às vibrações sônicas de um saxofone é derretê-lo, refundir o metal derretido em um sino, e então suspender o sino e golpeá-lo com um martelo. Vibrações! Arredondamento!

Nós que carecemos de ousadia e visão persistiremos em soprar pela buzina como se fosse um aerofone em vez de um instrumento de percussão. Que atraso!

#33 ·
Sem dúvida, a melhor maneira de adicionar arredondamento às vibrações sônicas de um saxofone é derretê-lo, refundir o metal derretido em um sino, e então suspender o sino e golpeá-lo com um martelo. Vibrações! Arredondamento!
Eu gosto de onde você está indo com isso! Mas então... devemos envernizar o sino de metal novamente ou não?

#36 ·
Você pode facilmente manipular o conteúdo harmônico de qualquer tom, mudando sua voz de um momento para outro, então as medições podem ficar complicadas - muito complicadas.

Além disso, a coluna de ar dentro do saxofone produz o som. Adicionar peso - adiciona peso.

Eu sugiro ler este artigo com atenção.
Introdução à acústica do saxofone

#37 · (Edited)
Você pode facilmente manipular o conteúdo harmônico de qualquer tom, mudando sua voz de um momento para outro, então as medições podem se tornar complicadas - muito complicadas.

Além disso, a coluna de ar dentro do saxofone produz o som. Adicionar peso - adiciona peso.

Sugiro que você leia este artigo com atenção.
Introdução à acústica do saxofone
Eu gostaria de oferecer um artigo mais aprofundado para sua leitura. O que você listou é excessivamente simplista, o que é compreensível, pois foi feito dessa forma propositalmente. Um artigo melhor seria este O EFEITO DO MATERIAL EM INSTRUMENTOS DE METAL; UMA REVISÃO

A espessura/densidade/peso do material não o impedirá de tocar uma nota base, mas definitivamente afetará os harmônicos produzidos pelo corpo do instrumento, conhecidos como frequências de ressonância. Você ainda pode ter sobretons no ar sendo empurrado através do instrumento, mas se um instrumento for suficientemente fino ou leve, ele terá uma ressonância mais alta e poderá potencialmente cancelar os sobretons produzidos.

#41 ·
Outra coisa que eu gosto no LeFreque é que a alegação para o saxofone é que a cortiça amortece as vibrações do bocal para o corpo do instrumento, então você precisa desta peça de metal para fazer a ponte sônica. No entanto, eles também vendem para flauta. E trompete. Seja qual for o instrumento que você tiver, isso vai melhorar muito as coisas!

Que conexão sônica está acontecendo entre a cabeça e o corpo da flauta que não está acontecendo por ter as duas peças de metal conectadas?

Na verdade, JLV faz a mesma coisa. Eles mencionam a cortiça parando as vibrações, isso porque, eu acho, eles vendem para clarinete que tem cortiça entre as seções. Claro, você ainda tem madeira tocando madeira também.

#43 ·
Eu consigo concordar com a ideia de que, em teoria, tudo faz a diferença. Eu poderia remover o parafuso da lira do meu tenor e acredito que isso fará a diferença em algum nível, embora não detectável pelo ouvido humano ou por equipamentos de teste altamente sensíveis.

Me parece um pouco presunçoso, para alguém sentir a necessidade de mexer nesse nível. Isso implica que se pensa ter aperfeiçoado todos os aspectos de sua técnica e de todos os outros equipamentos/configurações. Eles esgotaram completamente todas as inúmeras coisas em que poderiam trabalhar que têm um efeito óbvio no som e no desempenho, e agora passaram a espremer os últimos 0,00001% de melhoria que se torna um "divisor de águas" para eles. Eu acho isso absolutamente ridículo.

Eu pessoalmente me sentiria envergonhado de usar uma dessas coisas.
Também é revelador que eles não puderam usar humanos para alguns dos testes nessa análise.
"O uso de uma fonte de jogador humano para medições acústicas e vibracionais foi considerado insatisfatório devido à baixa repetibilidade dos resultados, portanto, a sirene desenvolvida por Wogram"
Então, os "melhores trombonistas" não foram consistentes o suficiente para fazer esses testes. Para obter essas diferenças mínimas, eles tiveram que remover o elemento humano. Então, talvez, quando tivermos robôs de IA tocando instrumentos para nós, alguns desses dispositivos valerão a pena para seus ouvintes de IA que podem ouvi-lo.
Além disso, dessas diferenças minúsculas, ainda não temos como saber o que soa "melhor".

#44 ·
Eu poderia remover o parafuso da lira do meu tenor e acredito que isso fará a diferença em algum nível, embora não detectável pelo ouvido humano ou por equipamentos de teste altamente sensíveis.
Para obter os melhores resultados, substitua o parafuso da lira original por um parafuso da lira de massa pesada. (Ou talvez um parafuso de máquina longo e com rosca adequada com várias arruelas da sua loja de ferragens local.)

#46 ·
Para obter os melhores resultados sônicos, você precisaria de um le freque + anel sônico + parafuso de pescoço de massa pesada + um klangbogen preso ao parafuso da lira?
Um anel de afinação de metal teria o mesmo efeito que um anel sônico com clarinetes? Tenho algumas arruelas de aço inoxidável por perto que caberiam entre o barril e o corpo. Preciso testá-lo na minha clarinete. Se eu não ouvir nenhuma melhora, será a falta de "orelhas" que minhas arruelas não têm ou, mais provavelmente, o material errado. Devo tratá-lo criogenicamente antes de tentar?
Estou muito cético.

#47 ·
Para obter os melhores resultados sônicos, você precisaria de um le freque + anel sônico + parafuso de pescoço de massa pesada + um klangbogen preso ao parafuso da lira?
Um anel de afinação de metal teria o mesmo efeito que um anel sônico com clarinetes? Tenho algumas arruelas de aço inoxidável por perto que caberiam entre o barril e o corpo. Preciso testá-lo no meu clarinete. Se eu não ouvir nenhuma melhora, será a falta de "orelhas" que minhas arruelas não têm ou, mais provavelmente, o material errado. Devo tratá-lo criogenicamente antes de tentar?
Estou muito cético.
Essas arruelas de aço inoxidável precisariam de um longo período de amaciamento, que será redefinido toda vez que você desmontar o clarinete.

#49 ·
Este dispositivo e outros semelhantes a ele entram em dois medos que temos como músicos. Um medo é que não soemos tão bem para o público quanto soamos para nós mesmos. O que o público ouve é significativamente menor do que a rica ressonância em nossos próprios ouvidos enquanto tocamos. Com a promessa de mais ressonância, este dispositivo pode estender o som que ouvimos ao público. O segundo medo é que o som do nosso saxofone seja muito genérico e falte individualidade. Qualquer dispositivo que adicione singularidade ao nosso som vale a pena ser explorado.

Por sua própria admissão, as diferenças que este dispositivo faz são insignificantes e dificilmente mensuráveis com equipamentos de teste digital. Uma diferença de 2dB não alterará as percepções dos membros da audiência ou será ouvida em uma gravação. No entanto, pode aumentar a ressonância que você ouve através da condução óssea para lhe dar a ideia equivocada de que o público também ouve mais ressonância. Então você acredita que tem um som único em vez de trabalhar para desenvolver um som único baseado em fraseado, inflexões, ideias musicais e tom. Como seu tom é apenas cerca de 25% de sua singularidade como músico, e este dispositivo pode melhorar seu tom em 1%, a melhoria geral que ele oferece é de apenas 0,25%. Um pouco de prática renderá uma melhoria melhor e mais consistente que é facilmente mensurável.

#51 ·
Este dispositivo e outros como ele entram em dois medos que temos como músicos. Um medo é que não soamos tão bem para o público quanto para nós mesmos. O que o público ouve é significativamente menor do que a rica ressonância em nossos próprios ouvidos enquanto tocamos. Com a promessa de mais ressonância, este dispositivo pode estender o som que ouvimos ao público. O segundo medo é que o som do nosso saxofone seja muito genérico e falte individualidade. Qualquer dispositivo que adicione singularidade ao nosso som vale a pena ser explorado.

Por sua própria admissão, as diferenças que este dispositivo faz são insignificantes e dificilmente mensuráveis com equipamentos de teste digital. Uma diferença de 2dB não alterará as percepções dos membros da plateia ou será ouvida em uma gravação. No entanto, pode aumentar a ressonância que você ouve através da condução óssea para lhe dar a ideia equivocada de que o público também ouve mais ressonância. Então você acredita que tem um som único em vez de trabalhar para desenvolver um som único baseado em fraseado, inflexões, ideias musicais e tom. Como seu tom é apenas cerca de 25% de sua singularidade como músico, e este dispositivo pode melhorar seu tom em 1%, a melhoria geral que ele oferece é de apenas 0,25%. Um pouco de prática renderá uma melhoria melhor e mais consistente que é facilmente mensurável.
Mas este dispositivo não foi o que causou uma diferença de 2dB. Esse foi um estudo totalmente diferente sobre sinos de trombone de diferentes espessuras.
Este dispositivo, tenho certeza, não faz absolutamente nada. Para o ouvinte, o músico ou qualquer equipamento que foi usado naquele estudo de trombone. Aposto que você dólares para rosquinhas.

Mas sua análise do que está acontecendo para vender esse tipo de bobagem parece certa.