Sax on the Web Forum banner

Tabela de Comparação de Palhetas

26K views 11 replies 8 participants last post by  mark5009  
#1 ·
Encontrei este gráfico, comparando diferentes forças de palheta para uma variedade dos principais fabricantes, no site da Forestone e extraí uma cópia. Achei que outros poderiam achar interessante e um bom ponto de partida para a seleção cruzada de palhetas.

#2 ·
Este tipo de gráficos é um bom começo, mas como muitas coisas afetam a forma como uma palheta toca, elas precisam ser levadas com uma pitada de sal. Eu tenho uma caixa de #2 Royals e uma caixa de Jazz Select 2M arquivadas, e elas são muito parecidas em como tocam - eu as classificaria como da mesma força. Dito isso, isso corresponde à minha experiência com as forças Daddario vs Vandoren. Java Red são semelhantes aos V16 em força.

#4 ·
Eu nunca vi um gráfico que liste todas as palhetas disponíveis. Achei interessante que este gráfico liste as Gonzales, mas onde estão as Rigotti? Alexander? LaVoz, por exemplo. Colecionei vários gráficos e, embora haja alguma disparidade entre eles, na maior parte eles são consistentes o suficiente para permitir que você faça uma escolha ou comparação qualificada. Mais alguns para você abaixo...

#5 ·
A força de uma palheta (ou tamanho) é determinada pela medição da flexão da ponta, mas esta é apenas uma das muitas critérios que influenciam a resistência de TOCAR uma palheta.

Pode dar uma indicação para essa marca e design em particular, mas as comparações devem ser feitas com uma pitada de sal muito grande.

Todas as palhetas de uma determinada marca são criadas iguais, depois são medidas para resistência da ponta e classificadas em conformidade, mas isso não significa que elas responderão igualmente, mesmo que possam medir o mesmo. Claro que 3 da marca X não é o mesmo que 3 da marca Y porque isso não é medido com uma medida comum.

Antigamente, Maccaferri inventou um simples dinamômetro Reed-O-meter, que faz o mesmo tipo de medição muito relativa.

#6 ·
Antigamente, Maccaferri inventou um simples dinamômetro Reed-O-meter, que faz o mesmo tipo de medição muito relativa
Isso é muito legal. Eu não sabia sobre o Reed-o-meter nem sobre o "Swiss Reed Guage" que a Rico costumava vender. Para aqueles interessados - e os desenhos das patentes são uma alegria de se ver - confira esta página para uma análise completa (além de muito mais sobre Rico)

Stuff Sax

#9 ·
Tabela de palhetas BSS...
É por isso que acho que esses gráficos são uma perda de tempo. Comparando as palhetas Rigotti Gold JAZZ com as palhetas BSS, o gráfico acima é exatamente o oposto da minha experiência. 3 1/2 BSS é apenas um pouco mais forte do que Rigotti 3 Medium, para mim. Isso é verdade tanto para o alto quanto para o tenor.

Eu acho que os gráficos de força das palhetas são úteis se você está pensando em mudar de uma marca para outra e não tem experiência com a nova marca. Mas quando eu fiz isso, geralmente comprei 2 ou 3 forças das novas palhetas, meio que cercando a palheta que eu conheço. Claro, sendo um inveterado fuçador, agora tenho caixas de várias palhetas que provavelmente nunca tocarei...

#11 ·
Um testador de palhetas é um objeto que eu compraria simplesmente pelo seu fator de legalidade. Se realmente fornecesse alguma informação útil, tanto melhor.

Eu li os links para a história da Rico - informações tão extensas! Obrigado por isso.

De qualquer forma, ocorre-me que, se eu tivesse decidido tocar trompete em vez de quase qualquer outro instrumento, não haveria essas discussões sobre palhetas, almofadas, klankenbogs, digitações, boquilhas, etc., para pensar - eu só teria que tocar.

#12 ·
De qualquer forma, ocorre-me que se eu tivesse decidido tocar trompete em vez de quase qualquer outro instrumento, não haveria essas discussões sobre palhetas, almofadas, klankenbogs, dedilhados, boquilhas, etc., para pensar - eu teria que apenas tocar.
Eu também toco um pouco de flugel/cornet/trompete e achei que as constantes reclamações sobre as vantagens de uma boquilha sobre a outra - e há muitas e muitas dessas discussões - eram demais, então comecei a tocar sax e percebi que estava em uma liga totalmente diferente. Agora não era apenas a boquilha, mas também a palheta, e como esses dois funcionavam em combinação com o instrumento que você estava tocando. E então perceber que, só porque essa configuração funciona para mim, agora, pode ser totalmente inadequada para você, seu instrumento ou onde você está agora. Acho que, no sax, o melhor que você pode fazer é chegar perto do campo e ver o que funciona. Tudo faz parte da diversão, eu suponho :)