Eu diria que este é um texto expressivo e apaixonado, não um ensaio persuasivo estruturado para uma aula de história da música ou um livro sobre o assunto. Obviamente, não sei as intenções de Nick Payton com certeza, pois não estou na cabeça dele, mas parece-me algo destinado a desafiar e, ao fazê-lo, provocar a discussão e o envolvimento com estas questões sobre música, história e o contexto cultural em que ela existe. Não querendo dizer que ele não quis dizer cada palavra que disse.
Eu acho que é bastante fácil colocar isso no contexto mais amplo da escrita e da música de Nick Payton também. Dado que esta é uma publicação de blog entre muitas, não um livro independente, eu diria que é razoável querer isso nesse contexto mais amplo.
Não direi que li tudo o que ele postou (ou mesmo a maior parte), mas costumava segui-lo nas redes sociais e passei algum tempo lendo seus ensaios porque acho que ele é um bom instrumentista e um pensador perspicaz com uma grande amplitude de conhecimento apoiando opiniões fortes. Concordando ou não com qualquer ponto que ele esteja a fazer, sempre achei que as suas perspectivas e escrita (e tocar!) valiam o meu tempo para considerar e avaliar. Definitivamente, reconsidero algumas das minhas próprias opiniões sobre música, graças às ideias apresentadas na sua escrita.
A vez que o conceito de sempre reconhecer uma mudança no ponto de vista se tornou um terceiro trilho conversacional nos últimos anos, deixe-me enfatizar que não estou a falar de uma substituição total dos meus pontos de vista pelos dele, mas sim de uma oportunidade para refletir, repensar e reformular com o contexto adicional da sua perspetiva. Não consigo acreditar que sinto a necessidade de esclarecer isso, mas aqui estamos.
A sua escrita que mais me marcou analisa a premissa de que os rótulos desempenham um papel importante na definição do contexto cultural em que as nossas ações e, muitas vezes, nós mesmos existimos. Num contexto musical, termos como "jazz" que são frequentemente usados para definir um estilo podem acabar por traçar limites e impor valores mais do que dar um ponto de referência cultural útil. A minha interpretação é que, no caso do jazz, isso pode, por vezes, manifestar-se como uma separação da história e do presente. Esta peça expressa isso, para mim, mas de uma forma destinada a expressar a experiência de viver como um artista que se sente limitado por um rótulo, não para debater os méritos de se sentir dessa forma.
Ao ler algumas das suas outras peças, gosto muito do seu conceito de olhar não para a visão limitada do "jazz", mas sim para o desenvolvimento orgânico da tradição musical negra americana. Ele sugere o termo mais inclusivo estilisticamente Black American Music (BAM) em toda a sua escrita e eu gosto muito disso. Acho que coloca o foco nas origens sem limitar as possibilidades futuras.
O que eu leio na sua escrita é uma ideia apaixonada de que podemos manter dentro de nós uma profunda apreciação e respeito pela Black American Music e suas raízes diaspóricas, sua infinidade de ramos e a enorme variedade de papéis que ela desempenha em nossas vidas, colocando nosso foco artístico não em se encaixar em limites predefinidos, mas em continuar e manter o espírito de uma tradição única e poderosa.
E, para antecipar o argumento que vi ser apresentado de que a parte "Negra" de "Black American Music" a torna não inclusiva, isto é o que ele tinha a dizer sobre isso (e eu concordo):
Nicholas Payton said:
Eu não sou *****, onde me encaixo na Black American Music?
Você não deve se sentir mais desconectado da música negra americana do que os não-cubanos se sentem ao tocar música cubana ou os não-brasileiros sobre música brasileira. O termo Black American Music apenas reconhece a cultura da qual ela surgiu. Você não precisa ser ***** para apreciá-la e tocá-la, assim como não precisa ser chinês para cozinhar e comer macarrão.
Eu sei que certamente o vi dar apoio a vários artistas, ****** e não ******, americanos e não americanos, no contexto da sua hashtag #BAM e parece sempre ter sido (e recebido como) um termo de respeito e apreço.
também:
Nicholas Payton said:
O Movimento da Música Negra Americana não procura tirar o Jazz de você. É sua escolha. Certamente existem artistas e músicas que merecem o título JAZZ, mas há um número crescente de artistas que desejam sacudir o estigma do colonialismo cultural.
Citações retiradas de
esta publicação do blog.
Observe que o acima é a minha tentativa de sintetizar o que me lembro de ler várias publicações do blog, publicações nas redes sociais, etc. ao longo dos anos e é
a minha interpretação, não a verdade do evangelho. O material de origem está todo lá se você quiser lê-lo e formar suas próprias opiniões.
No geral, porém, eu diria que esta peça é uma expressão do que ele estava sentindo, não pretendida como um argumento totalmente anotado em um debate maior. Ele fez isso em outros lugares.
Também confira seus álbuns, já que ele é um instrumentista fera.