Sax on the Web Forum banner

Saxofones de Marcus Martini?

6.2K views 18 replies 6 participants last post by  AddictedToSax  
#1 ·
Olá a todos. Atualmente toco um saxofone Selmer AS300 de estudante na banda de marcha, mas não está aguentando muito bem, então estou procurando um saxofone de concerto. Dei uma olhada no eBay e similares e encontrei vários saxofones de 'Marcus Martini'. Eles têm um acabamento branco-prateado, com chaves douradas. No entanto, não consigo encontrar nenhuma informação sobre a marca ou o fabricante. Alguém pode ajudar?

#2 ·
marcus martini

Acabei de comprar um trompete marcus martini :( no ebay para minha esposa, é uma porcaria. Má qualidade em todo o lado, bordas ásperas, válvulas arrastam, acabamento preto não consistente e já desgastando em alguns pontos (ou então foi um trabalho de acabamento ruim para começar) Pessoalmente, eu não compraria outro marcus martini. Eles são baratos, então você recebe o que paga. Eu sou um homem tenor e meu próximo instrumento será uma marca que representa qualidade.

#3 ·
Olá a todos. Atualmente toco um saxofone de estudante Selmer AS300 em banda de marcha, mas não está aguentando muito bem, então estou procurando um saxofone de concerto. Eu vasculhei o eBay e afins e encontrei vários saxofones da 'Marcus Martini'. Eles têm um acabamento branco-prateado, com chaves douradas. No entanto, não consigo encontrar nenhuma informação sobre a marca ou o fabricante. Alguém pode ajudar?
Eu tenho um sax preto com chaves douradas. O Marcus Martini foi feito em Taiwan e importado através de Nova Jersey. O metal no meu é prateado e duas vezes mais pesado que um sax de latão. O metal prateado é chamado de níquel/prata. Eles adicionaram níquel ao latão em alguns dos saxofones. Isso lhes dá um tom muito mais escuro/suave. Descobri que eles saíram do negócio, não sei quando. Eu também tenho um Vito da Lablanc que foi feito em 1986 no Japão pela Yamaha. É realmente o mesmo que um Yamaha Y-23. Eu preferiria tocar meu Marcus Martini. Me disseram que é um saxofone profissional. Eu uso o vito como backup

#4 · (Edited)
Eu tenho um sax preto com chaves douradas. O Marcus Martini foi feito em Taiwan e importado via Nova Jersey. O metal no meu é prateado e duas vezes mais pesado que um sax de latão. O metal prateado é chamado de níquel/prata. Eles adicionaram níquel ao latão em alguns dos chifres. Isso lhes dá um tom muito mais escuro/suave. Descobri que eles saíram do negócio, não sei quando. Eu também tenho um Vito by Lablanc que foi feito em 1986 no Japão pela Yamaha. É realmente o mesmo que um Yamaha Y-23. Eu preferia tocar meu Marcus Martini. Me disseram que é um chifre profissional. Eu uso o vito como backup
OK, bem, fico feliz que você esteja feliz com o seu, vamos começar por aí.

Então, vamos também dizer - você forneceu algumas informações interessantes... um chifre do início dos anos 2000 de uma marca que ninguém, hoje, jamais ouviu falar... e de acordo com o que você descobriu... foi feito em Taiwan.
Isso é interessante, realmente é porque em 2000 muitas fábricas taiwanesas tinham aperfeiçoado seu jogo na fabricação de saxofones. Então, nerds de sax como eu se perguntam "Eu me pergunto de onde veio exatamente? (fábrica)"

Mas isso:

"O metal no meu é prateado e duas vezes mais pesado que um sax de latão. O metal prateado é chamado de níquel/prata. Eles adicionaram níquel ao latão em alguns dos chifres. Isso lhes dá um tom muito mais escuro/suave."

Eu o convidaria a ficar no fórum por um tempo... e talvez fazer algumas pesquisas por "efeito de acabamento no tom" ou alguma semântica semelhante a essa. Então leia esses tópicos.

Porque, embora por alguma razão as pessoas ainda escolham debater isso (provavelmente porque os fabricantes AINDA escolhem AFIRMAR isso)... o consenso geral, quando analisado de maneira controlada e lógica... é que o ACABAMENTO do sax não afeta a tonalidade.

Então, SE o seu sax tem um tom mais escuro do que outros que você tocou, é porque as especificações de design do corpo, arco ou pescoço são de dimensões, design, etc. que lhe dão um tom mais escuro. Não porque é acabamento em níquel-prata.

Em segundo lugar... você tem CERTEZA de que é prata de níquel pura até o fim? Ou é níquel-prata BANHADO? A única maneira de confirmar isso é ir em uma chave ou ponto no corpo ou pescoço de forma muito agressiva com uma roda de polimento e ver se o acabamento prateado se mantém ou se, após alguma abrasão... você começa a ver latão por baixo (o que indicaria chapeamento sobre latão).

Em terceiro lugar, novamente, o peso de um chifre tem um MONTE de variáveis, algumas sendo: A espessura do metal do corpo e do pescoço, o peso da chave e das montagens dos postes, a espessura do metal das chaves... então, embora seja possível que o acabamento ou liga também possa contribuir para seu peso...
A única maneira de dizer que "por causa do acabamento em níquel-prata este sax é mais pesado que outros"... seria pesar um do mesmo modelo em um acabamento diferente (prateado, latão nu, latão lacado) e comparar os pesos.

O fato de um modelo de uma marca de sax pesar mais do que outro modelo de outra marca de sax... pode muito bem ser por causa, novamente, de design diferente, especificações diferentes, espessuras de metal diferentes.

O YAS 23 é um chifre bastante leve, por exemplo, e é claro que é latão lacado com chaves niqueladas.

No entanto, o Conn 24M, por exemplo... é um mo'fo muito pesado... quero dizer, você pega um e imediatamente diz "wha !?"... e também tem acabamento em latão lacado e chaves niqueladas.

Então, o peso não tem nada a ver com o acabamento do metal, e provavelmente pouco ou nada com a liga, porque eu vou apostar que a liga de latão de Conn nos anos 80 e Yama nos anos 80 não era dramaticamente diferente em composição. Provavelmente tem muito a ver com a espessura do metal, o design dos mecanismos das chaves e o design da construção da mobília no tubo que fixa as chaves ao corpo.

Importa postar uma foto da sua? Só por curiosidade...

#5 ·
Eu concordo com você. A rolha no parafuso que mantém a válvula G# fechada ao tocar o Si baixo e o Si bemol quebrou. Tive que levá-lo para ser reparado, são eles que disseram que o metal de base era o que é conhecido como níquel/prata. A principal razão pela qual é mais pesado do que a maioria é que o metal níquel/prata é muito mais difícil de trabalhar, pois é um material muito mais denso. É difícil de ver, mas o acabamento preto está desgastado na borda da campânula. São eles que também disseram que era uma trompa mais profissional.
Você está correto, o acabamento não tem nada a ver com o som. O metal de base tem muito a ver com isso. Quanto mais denso o material, mais suave e escuro o som. Como você solicitou, anexei fotos.

Attachments

#6 ·
Se você usar um bocal diferente e notar que o som é mais brilhante, o som é mais brilhante porque o material de base do instrumento acabou de mudar sua densidade?

Para sua informação, eu concordo que uma parte de um determinado volume será mais pesada se for feita de um material mais denso.

Densidade = massa/volume

• Like
Reactions: Hoosier Ken
#19 ·
Você parece ter uma gama de experiência muito limitada.

Por enquanto, sugiro que você não acredite em tudo o que pensa. Veja como suas percepções mudam ao tocar instrumentos diferentes.
Não acredite em tudo o que você pensa.

Parafraseando um presidente americano falando sobre sua oposição, "Não é que nossos amigos do outro lado não saibam de nada. É que muito do que eles sabem não é verdade."

HetherMarie está repetindo algo que um técnico disse a ela. Ela pode querer considerar que o técnico foi mal informado por alguém.

Para HeatherMarie, PeterT e Pale Blue Eyes, não estamos pegando no seu pé, embora às vezes os novatos recebam um tratamento rude aqui; é só que já tivemos essa discussão sobre material que afeta o som muitas e muitas vezes. Existem saxofones feitos de plástico acrílico que soam exatamente como .... um saxofone. Pode haver alguma diferença percebida pelo tocador, mas para qualquer pessoa na multidão ouvindo, eles não notarão a diferença entre um sax de latão nu, um sax de latão laqueado, um sax de latão banhado a prata ou um VibratoSax de acrílico ou um sax Grafton de plástico.

#9 ·
Eu toquei muitos instrumentos diferentes desde que comecei em 1961. Parei por causa do exército e só voltei a tocar há 4 anos. Toquei muitos instrumentos diferentes, incluindo um Martin que foi emprestado porque o meu precisava de reparos durante um concerto da banda. Fui informado por uma oficina de reparos muito conceituada. Acho que ganhei o direito de falar sobre saxofones e materiais.

#11 ·
Eu toquei muitos instrumentos diferentes desde que comecei em 1961. Parei para o exército e só voltei a tocar há 4 anos. Toquei muitos instrumentos diferentes, incluindo um Martin que foi emprestado porque o meu precisava de reparo durante um concerto da banda. Fui informado por uma oficina de reparação muito reputada. Acho que ganhei o direito de falar sobre saxofones e material.
É uma celebração da liberdade de expressão. Você tem todo o direito de se manifestar sobre qualquer coisa - mesmo que possa estar errado.

Você está disposto a ouvir por que suas opiniões podem estar incorretas?

Pode optar por ignorar a conversa, se quiser. Sem mal, sem falta. As pessoas aqui tendem a ser apaixonadas por música e saxofones - alguns até têm opiniões bem informadas e estão dispostos a discutir como chegaram às suas conclusões. Quanto ao som de um saxofone: o tom é dominado pela geometria interna do instrumento.

#10 ·
Então, o que você tem aí é laca preta ou um acabamento niquelado preto. Em virtude do fato de que o desgaste do sino está mostrando outra cor por baixo. Então o preto não tem nada a ver com a liga do metal do corpo.
Você está correto, o acabamento não tem nada a ver com o som. O metal de base tem muito a ver com isso. Quanto mais denso o material, mais suave e escuro o som. Como você solicitou, anexei fotos
No entanto, não é, eu estava tentando dizer isso. Por isso, sugeri que você visitasse a seção de tecnologia e procurasse as discussões que mencionei acima.

A espessura do metal e a composição da liga metálica são simplesmente do que o corpo é feito. Ao contrário de guitarras ou violinos/violoncelos/baixos... a tonalidade de um sax não é determinada pela 'ressonância' do material do instrumento. É determinada pela geometria do corpo e do pescoço.

Então, quando você diz que seu saxofone toca mais escuro do que outros... eu reitero... não é por causa da liga metálica do corpo. É por causa do design do corpo.

Eu toquei muitos saxofones diferentes desde que comecei em 1961. Parei para o exército e não peguei de volta até 4 anos atrás. Eu toquei muitos saxofones diferentes, incluindo um Martin que foi emprestado porque o meu precisava de reparo durante um show da banda. Fui informado por uma oficina de reparos muito conceituada. Acho que ganhei o direito de falar sobre saxofones e materiais..
Ora, todo mundo tem o 'direito' de dizer o que quiser aqui.

Isso não significa que o que você está dizendo seja informado ou tenha uma base. Quando há um debate em andamento sobre este assunto há décadas, e você não está ciente desse debate ou do que foi discutido... sua conclusão simplesmente vem do fato de que "eu toquei um bom número de saxofones e este soa diferente, e o fabricante afirmou que era a liga metálica que o fazia soar diferente e eu acredito nisso, então"

...sim, é uma opinião, e você é bem-vindo para expressá-la... mas não é uma que tenha alguma pesquisa por trás, apenas sua interpretação do que você experimentou.

Posso pegar um Yani de "latão rosa" e compará-lo a um Buffet de laca de latão e depois um Rampone com um sino de prata esterlina... eles soarão diferentes, mas não por causa da composição do metal do corpo.

Saxofone interessante que você tem aí, quando você disse Taiwan, eu esperava que fosse um estêncil Jupiter, mas não é um deles.

#16 ·
Sim, a placa de níquel era por vezes usada como acabamento, e o metal branco era por vezes usado para o trabalho das chaves, mas não sei se muitos corpos eram realmente feitos de metal branco.
Eu também não, sou um fanático por saxofones vintage... há 20 anos que sigo e compro MUITOS saxofones vintage obscuros, estranhos, que aparecem à venda ou em leilão. Na verdade, NÃO consigo lembrar-me de NUNCA ter visto ou ter na minha loja um saxofone ou trompete FEITO de um corpo de liga de metal branco. Nunca. Também não me lembro de um tópico nos 4 fóruns de instrumentos diferentes de que sou membro sobre um exemplo de um.

Chaves de metal branco sim, chapeamento de metal branco sim, pratos e sinos de metal branco sim.

Liga do corpo? Acredito que existam, mas é incrivelmente incomum.