Eu tenho um sax preto com chaves douradas. O Marcus Martini foi feito em Taiwan e importado via Nova Jersey. O metal no meu é prateado e duas vezes mais pesado que um sax de latão. O metal prateado é chamado de níquel/prata. Eles adicionaram níquel ao latão em alguns dos chifres. Isso lhes dá um tom muito mais escuro/suave. Descobri que eles saíram do negócio, não sei quando. Eu também tenho um Vito by Lablanc que foi feito em 1986 no Japão pela Yamaha. É realmente o mesmo que um Yamaha Y-23. Eu preferia tocar meu Marcus Martini. Me disseram que é um chifre profissional. Eu uso o vito como backup
OK, bem, fico feliz que você esteja feliz com o seu, vamos começar por aí.
Então, vamos também dizer - você forneceu algumas informações interessantes... um chifre do início dos anos 2000 de uma marca que ninguém, hoje, jamais ouviu falar... e de acordo com o que você descobriu... foi feito em Taiwan.
Isso é interessante, realmente é porque em 2000 muitas fábricas taiwanesas tinham aperfeiçoado seu jogo na fabricação de saxofones. Então, nerds de sax como eu se perguntam "Eu me pergunto de onde veio exatamente? (fábrica)"
Mas isso:
"O metal no meu é prateado e duas vezes mais pesado que um sax de latão. O metal prateado é chamado de níquel/prata. Eles adicionaram níquel ao latão em alguns dos chifres. Isso lhes dá um tom muito mais escuro/suave."
Eu o convidaria a ficar no fórum por um tempo... e talvez fazer algumas pesquisas por "efeito de acabamento no tom" ou alguma semântica semelhante a essa. Então leia esses tópicos.
Porque, embora por alguma razão as pessoas ainda escolham debater isso (provavelmente porque os fabricantes AINDA escolhem AFIRMAR isso)... o consenso geral, quando analisado de maneira controlada e lógica... é que o ACABAMENTO do sax não afeta a tonalidade.
Então, SE o seu sax tem um tom mais escuro do que outros que você tocou, é porque as especificações de design do corpo, arco ou pescoço são de dimensões, design, etc. que lhe dão um tom mais escuro. Não porque é acabamento em níquel-prata.
Em segundo lugar... você tem CERTEZA de que é prata de níquel pura até o fim? Ou é níquel-prata BANHADO? A única maneira de confirmar isso é ir em uma chave ou ponto no corpo ou pescoço de forma muito agressiva com uma roda de polimento e ver se o acabamento prateado se mantém ou se, após alguma abrasão... você começa a ver latão por baixo (o que indicaria chapeamento sobre latão).
Em terceiro lugar, novamente, o peso de um chifre tem um MONTE de variáveis, algumas sendo: A espessura do metal do corpo e do pescoço, o peso da chave e das montagens dos postes, a espessura do metal das chaves... então, embora seja possível que o acabamento ou liga também possa contribuir para seu peso...
A única maneira de dizer que "por causa do acabamento em níquel-prata este sax é mais pesado que outros"... seria pesar um do mesmo modelo em um acabamento diferente (prateado, latão nu, latão lacado) e comparar os pesos.
O fato de um modelo de uma marca de sax pesar mais do que outro modelo de outra marca de sax... pode muito bem ser por causa, novamente, de design diferente, especificações diferentes, espessuras de metal diferentes.
O YAS 23 é um chifre bastante leve, por exemplo, e é claro que é latão lacado com chaves niqueladas.
No entanto, o Conn 24M, por exemplo... é um mo'fo muito pesado... quero dizer, você pega um e imediatamente diz "wha !?"... e também tem acabamento em latão lacado e chaves niqueladas.
Então, o peso não tem nada a ver com o acabamento do metal, e provavelmente pouco ou nada com a liga, porque eu vou apostar que a liga de latão de Conn nos anos 80 e Yama nos anos 80 não era dramaticamente diferente em composição. Provavelmente tem muito a ver com a espessura do metal, o design dos mecanismos das chaves e o design da construção da mobília no tubo que fixa as chaves ao corpo.
Importa postar uma foto da sua? Só por curiosidade...