Sax on the Web Forum banner

Chris Potter com boquilha de borracha dura

4.6K views 24 replies 13 participants last post by  flopa99  
#1 ·
#2 · (Edited)
Uau, isso apresenta uma qualidade sonora refrescantemente diferente na forma como Chris toca. Menos estridente. Gostei disso, obrigado!

A primeira vez que vi Potter tocar foi no alto com Red Rodney (isso me entrega a idade). Mais tarde, em algum momento da década de 1990, vi Chris tocar tenor em um clube de Toronto em uma peça de borracha. Parecia um Link. Não havia tantas opções de boquilhas naquela época.

#6 ·
Lembro-me que na faculdade, por volta de 1996 ou 97, Chris Potter veio para WI em turnê com Steve Million. Ele estava experimentando um mpc de madeira, pelo menos naquela noite na turnê. (Suspeito que fosse um Francois Louis). Quando o ouvi alguns anos depois, novamente com Dave Holland, ele estava no link de borracha bastante aberto, acredito, que é o som que associo principalmente a esse período (como as primeiras gravações cross cross e as coisas de Steely Dan). Acho que ele passou para uma abertura e força de palheta mais moderadas agora? Acho que li ou ouvi isso em algum lugar, acho que seu som é mais controlado agora (e tão bom quanto sempre, embora algumas daquelas coisas anteriores realmente tenham uma intensidade/selvageria particular).

#8 ·
Eu vi Chris no Brooklyn na noite passada e ele estava em uma peça de borracha. Eu estava sentado ao lado de Chris Speed e os dois estavam falando sobre boquilhas. Eu só consegui entender um pouco da conversa deles, mas pelo que ouvi, Chris (Potter) tem experimentado diferentes peças ultimamente e estava usando algo novo para ele na noite passada. Certamente parecia um Tone Edge com a queda acentuada do bico que os EBs têm. A última coisa que ele disse a Chris Speed antes de começar o set foi algo como “bem-vindo ao buraco ***** das boquilhas”

#9 ·
Curioso onde você o viu em BK! Eu sei que o Ornithology tem se saído bem ultimamente, toquei lá há um ano e meio, quando voltei à cidade por um mês (mudei-me de Nova York há alguns anos). É um lugar legal, mas tenho certeza de que há mais lugares em BK que eu não conheço, parece que os locais estão fechando e abrindo o tempo todo hoje em dia.

Como outros indicaram, toda vez que ouvi Potter, ele estava em um Link de borracha de algum tipo e geralmente soava como este clipe (o que é incrível). Certamente parece ser esse tipo, pelo menos, embora não seja realmente possível dizer especificamente o que é do vídeo, para mim, pelo menos. Acho que Adam Niewood pode ter trabalhado em algumas peças para ele, dizem que ele está sempre mudando as peças e experimentando coisas novas. Ele sempre soa glorioso para mim, e meu trabalho favorito foi com ninguém menos que Dave Holland.

#10 ·
Curioso onde você o viu em BK! Eu sei que o Ornithology tem se saído bem ultimamente, toquei lá há um ano e meio, quando voltei à cidade por um mês (mudei-me de Nova York há alguns anos). É um lugar legal, mas tenho certeza de que há mais lugares em BK que eu não conheço, parece que os locais estão fechando e abrindo o tempo todo hoje em dia.

Como outros indicaram, toda vez que ouvi Potter, ele estava em um Link de borracha de algum tipo e geralmente soava como este clipe (o que é incrível). Certamente parece ser esse tipo, pelo menos, embora não seja realmente possível dizer especificamente o que é do vídeo, para mim, pelo menos. Acho que Adam Niewood pode ter trabalhado em algumas peças para ele, dizem que ele está sempre mudando as peças e experimentando coisas novas. Ele sempre soa glorioso para mim, e meu trabalho favorito dele foi com ninguém menos que Dave Holland.
Ornithology ainda está indo forte, vou levar meu grupo para lá no próximo mês. Não sei se foi o caso da última vez que você esteve lá, mas eles também têm o café ao lado e fazem música lá 2 vezes por noite. Aquela esquina se tornou uma grande cena! Eu estava no Bar Lunatico em Bed Stuy na noite passada, o que eu recomendo muito. Foi meio louco ver uma banda de estrelas em um local pequeno e íntimo, onde eles simplesmente passam o chapéu e sugerem uma doação de $10

#11 ·
Ah sim, ouvi coisas muito boas sobre o Bar Lunatico, mas ainda não fui lá. O lugar ao lado do Ornithology também não estava aberto quando eu estive lá, mas é uma loucura para mim que Bed Stuy seja onde estão todos os novos locais de jazz, eu nunca esperava que aquele bairro assumisse o lugar do 55 Bar/Fat Cat! Fico muito feliz que seja assim, a cena em torno desses lugares parece ótima.

#13 ·
Obrigado por compartilhar isso - sou um grande fã da WDR Big Band.

No que diz respeito às visualizações, há alguns bons close-ups em 16:28 e 1:53:54. Não sou bom o suficiente para ler a resposta correta.

#14 ·
Acho que o único detalhe útil nesses close-ups é o ângulo da queda do telhado em direção ao bico, mas isso fala tanto por um Slant quanto por uma "Straight Signature" ou um Early Babbitt. Perguntei a Paul Heller da WDR Big Band se ele sabe qual boquilha Chris tocava e estou esperando sua resposta. Você identificou a ligadura de um parafuso?

#15 · (Edited)
Eu acho que o único detalhe útil nesses close-ups é o ângulo da queda do telhado em direção ao bico, mas isso fala tanto para um Slant quanto para uma "Straight Signature" ou um Early Babbitt. Eu perguntei a Paul Heller da WDR Big Band se ele sabe qual boquilha Chris tocava e estou esperando sua resposta. Você identificou a ligadura de um parafuso?
Não, eu não identifiquei a ligadura. Há um bom perfil dela por volta das 11:55. É totalmente estranha para mim, mas admito que não tenho acompanhado todos os novos designs de ligaduras. Banda tripla, parafuso único... Parece que há um raio suave em cada uma das bandas. Smoooooth. Eu gosto da aparência. Eu preciso de uma em prata. :cool:

#17 ·
#18 ·
@Henblower Obrigado novamente por compartilhar este vídeo. Acabei de ouvi-lo pela segunda vez e ele reiniciou completamente minha apreciação pela performance de Chris - controlada, melódica, dinâmica... Tudo o que faltava quando o ouvi ao vivo pela última vez.

• Like
Reactions: the_eleven
#20 ·
Paul Heller, da WDR Big Band, disse-me que não sabe exatamente qual equipamento Chris estava tocando, apenas "um Link antigo e Mark 6". Como eu disse antes, a impressão digital tonal desse bocal em um Mark 6 me faz acreditar que é um Slant. Talvez mais cedo ou mais tarde, um de vocês o encontre e pergunte, e o enigma será resolvido.

#22 ·
  • Like
Reactions: Henblower