Sax on the Web Forum banner

Números de série Buffet Crampon

1 reading
62K views 37 replies 14 participants last post by  dirty  
#1 ·
Olá,
Recentemente comprei um Buffet R13 e estava tentando pesquisar o número de série, que é 36794. Quando o insiro no localizador de números de série no site da Buffet, ele diz que foi fabricado em 1985.

O professor de clarinete da escola que frequento diz que é muito antes de 1985, e quando pesquisei mais, encontrei alguns sites que diziam que de 1945 a 1957 todos os números de série dos instrumentos feitos nesse período foram perdidos. Pelos números de série dos anos anteriores e posteriores a esse período, parece que meu clarinete se enquadra nesse período de números de série perdidos.

Dito isso, alguém pode me ajudar a confirmar ou negar minhas descobertas? Meu clarinete foi feito em 1985 ou antes?

Obrigado

#4 ·
É anterior aos R13s

Meus R13s de 1955, que foram o primeiro ano oficial de produção, são 51xxx e 55xxx

Confira esta seção e verifique a identificação visual de sua clarinete.
http://www.clarinetperfection.com/clsnBuffet.htm#Identification

Esta é uma gama completa de números de série
Eu presumo que seu número de série seja por volta de 1948 - 1950, o que seria anterior aos R13s
http://www.clarinetperfection.com/clsnBuffet.htm#BuffetSN

O site da Buffet só volta para cerca de 1959

#5 ·
Ok, uau. Muito obrigado por toda a sua ajuda (isso para todos). Parece que tenho um pré R-13, o que acho legal. Ou pelo menos espero que seja. Quando o comprei, pensei que era um R-13 normal e o cara que me vendeu honestamente também pensou assim. Não sei muito sobre esses pré R-13. Vale a pena manter? Para mim, toca bem e soa bem, então acho que vou ficar com ele. Eles são considerados piores ou mais ou menos iguais a um R-13? Faço todas essas perguntas porque sou realmente um saxofonista aprendendo a dobrar e sou novo no mundo da clarineta.

#6 ·
Quanto à qualidade - outros sabem melhor do que eu. Existem diferenças significativas no furo. Existem diferenças no trabalho das chaves. Quando se trata de relação custo-benefício, um pré-R13, ao preço certo, pode lhe dar excelente valor. Claro, um R13 real também pode dar excelente relação custo-benefício, mas mais caro!

#9 ·
ok. eu comprei por $900 (USD). Achei que estava fazendo um bom negócio por um R13. Isso não é um bom negócio para um pré-R13?
O que você pagou por ele usado é provavelmente mais do que o dobro do que foi vendido NOVO.
Meu antigo professor de clarinete tem um R13 de 1961 que ele comprou novo por $600.

#8 ·
#10 ·
Os pré-R13 no eBay estavam regularmente a ser vendidos por cerca de 400 $.
Os R13 serão vendidos por pelo menos cerca de 900 $ no eBay,
assumindo que não haja reparações em cada um.

Numa loja online ou loja de retalho, pode basicamente pelo menos duplicar o preço de venda após uma revisão completa e garantia.

Os pré-R13 são instrumentos muito bonitos. Eles sopram um pouco mais facilmente do que os R13 e geralmente (quando configurados corretamente) têm um tom muito bom. Estes foram os instrumentos profissionais Buffet de topo de gama na época.

Agora, falando vagamente, no ambiente universitário com professores e tudo mais, eles geralmente os vendem por mais do que a taxa do eBay. Eles parecem mais semelhantes à comparação de preços com os preços de varejo das coisas, então eles geralmente vendem instrumentos por mais dinheiro. Seus instrumentos geralmente também estão em muito bom estado e podem ser revisados, testados, etc. antes da compra.

Então ... em comparação ... se você seguisse a rota do eBay, você pagaria, digamos, 500 $ por um. Em seguida, faça uma revisão por pelo menos 250 $, depois um total de, digamos, 750 $ ou mais (revisões de varejo de primeira linha podem custar até 700 $). Compare isso com o preço de 900 $ que você pagou e tudo depende ...

#14 ·
Doce. Esta é uma ótima informação. Muito obrigado. Eu entendo o que todos vocês estão dizendo sobre os preços mudando ao longo dos anos, e o que eu concluí do que todos vocês me disseram e de olhar para aquele gráfico no clarinetperfection, parece que eu paguei um pouco a mais. Se a clarinete tivesse sido revisada e estivesse em perfeitas condições de tocar com novas almofadas e tudo mais, eu diria que paguei o que precisava pagar. A pré-R13 que eu tenho precisa de alguma repadronização e trabalho nas chaves, o que não estava incluído no preço de venda. A clarinete em si toca bem e soa bem e valeria a pena manter (eu acho) se eu puder receber algum dinheiro de volta ou fazer uma revisão pelo preço que paguei. Mas vou discutir isso com o cara que eu comprei, que honestamente cometeu um erro e pensou que era um R13 e não estava tentando me enganar. Obrigado novamente. Eu realmente aprecio sua contribuição e ajuda.

#16 ·
Tenho esta lista de preços de 1982 que foi compilada a partir de uma mala direta da Woodwind e de um catálogo da NEMC. (Esta é a WoodWind antes de se tornar WW & BW... eles os comercializavam separadamente naquela época, ao que parece). Você pode ver os preços de varejo e de venda por correspondência. Naquela época, era mais tabu pedir por correspondência... e veja onde estamos hoje.
http://www.clarinetperfection.com/clPriceList.htm

#17 ·
haha wow. isso é muito engraçado. como eu queria que esses preços ainda fossem válidos hoje. Tenho certeza de que a popularidade dos R13s realmente aumentou o preço, bem como a inflação. Na verdade, não gosto de encomendar instrumentos por correspondência porque é mais fácil experimentá-los em uma loja. No entanto, aqui em Nashville, não temos lojas de instrumentos de sopro/instrumentos realmente boas (além de lojas de bateria e guitarra), então usei o programa de teste de instrumentos da wwbw algumas vezes. Ainda não é tão bom quanto estar em uma loja.

#19 ·
O preço do adesivo para o R-13 padrão em 1955 era de $325,00. (ambos A, Bb e Eb). Full Boehm (modelo R16 3/4) custava $465,00. À medida que adicionavam recursos (por exemplo, um G# articulado, modelo R13 1/2), eles aumentavam o número do modelo.
Eu estava curioso sobre isso. Tenho dois modelos boehm padrão de 1955. um 55xxx que me custou $800 há vários anos e um 51xxx que consegui de graça de certa forma.

#21 ·
Antes de mais, o meu nível de conhecimento estaria na ordem de estúpido, por isso, por favor, tenham paciência comigo.

Recentemente, comprei uma clarinete Buffet Crampon numa venda de garagem como especulação (estava à procura de relógios de pulso Omega e Rolex), e comprei a clarinete número 765990, de madeira, fabricada na Alemanha.

Levei a clarinete à melhor loja de música da cidade e eles não conseguiram dizer-me o ano de fabrico, nem se era uma E11 ou uma R13. Enviei um e-mail a algumas pessoas na página de contacto do site da Buffet e estou à espera de respostas.

A loja de música disse que a coisa precisava de uma revisão, mas um amigo numa loja de penhores (com 30 anos de experiência em lidar com instrumentos musicais, e ele próprio um antigo guitarrista profissional) disse que estava tudo bem. Ele sugeriu que, uma vez que a loja de música ganhava a vida com revisões...

A loja de música disse que se fosse uma E11, valeria cerca de $400 como está, e cerca de $600 se fosse uma R13. Eles também disseram que a boquilha e a ligadura eram de alta qualidade.

Além do fabricante, alguém tem alguma sugestão sobre como posso descobrir o que realmente tenho?

Obrigado pela sua gentil atenção...

#23 ·
Isto vem de BUFFET CRAMPON USA, INC. em Jacksonville, Flórida . . .

"Depois de pesquisar seu número de série, agora mostra que essa clarinete é um modelo "International", originalmente vendido em 2001. O International é essencialmente a mesma clarinete que o E11 com um grão de madeira de qualidade ligeiramente superior; também era uma clarinete vendida apenas por revendedores selecionados da Buffet Crampon."

Não tenho certeza se isso é bom ou ruim, mas pelo menos tenho a história . . .

#24 ·
Olá pessoal,

Preciso da vossa ajuda. Estou a tentar determinar o modelo de uma clarinete Buffet Crampon e a sua gama de preços. O número de série é F161737. Quando insiro o número de série em http://www.buffet-crampon.com/en/instruments.php obtenho isto:

Marca: Buffet Crampon
Instrumento: N 1 D Sib
Número de série: 161737
Ano de fabrico: 11/03/1975

Mas pelo acima, não tenho a certeza de qual é o modelo. Estou a adivinhar que é RC. O interessante é que, na parte superior da clarinete, só existe a gravação do logótipo, mas não do modelo. Se for RC, alguém sabe quanto vale?

As chaves da clarinete são prateadas, está em excelente estado, sem rachaduras. Algumas das almofadas de cortiça podem estar danificadas, mas isso é tudo. Foi oleada de vez em quando.

No geral, é muito pouco usada.

#25 ·
Recentemente comprei um Buffet com o número de série #37004. Procurei e encontrei uma ideia geral sobre o ano de fabricação, mas esperava que alguém pudesse me ajudar a precisar isso um pouco mais precisamente do que minhas descobertas. Estou lendo algumas coisas conflitantes e gostaria apenas de ter um pouco mais de certeza. Alguma ideia? Eu não ia comprar isso, mas consegui um ótimo negócio, tornando difícil recusar. Vou colocar algum dinheiro nele em um re-pad, mas não há rachaduras na madeira ou qualquer outro dano visível.

Eu sei que todas as cornetas tocam de forma diferente, mas este seria considerado um bom ano para Buffet?

#26 ·
Com base no gráfico que encontrei em http://www.woodwindforum.com/clarinetperfection/snbuffet-serial-numbers/, isso provavelmente é de 1949. Isso provavelmente será pré-R13, o que provavelmente significa que seu valor de colecionador é menor (ou maior se você encontrar o comprador certo, suponho). Isso significa que pode não ter o furo policilíndrico pelo qual o R13 é conhecido, mas ei, a Buffet acabou de apresentar uma nova linha de clarinetes que tem um furo cilíndrico e chamou isso de recurso. Então talvez você esteja apenas à frente da curva!

Recentemente, comprei um Buffet de 1948 que ainda preciso reformar. Parece um bom instrumento, mas precisa de muito trabalho para dizer muito sobre ele especificamente.

Eu não sou um colecionador de clarinetes ou alguém que compra e vende toneladas de instrumentos, então talvez alguém que tenha feito uma pesquisa extensa tenha mais a dizer sobre isso do que eu pode entrar aqui, mas não acho que tenha havido um tempo em que os Buffets fossem categoricamente bons ou categoricamente ruins. Instrumentos individuais são diferentes e eu diria que há uma boa chance de que qualquer Buffet de qualidade profissional de qualquer época toque bem se estiver devidamente configurado. Se esse instrumento é adequado para você, seu corpo e seu estilo de tocar é outra questão completamente.

#27 ·
Os buffets do final dos anos quarenta têm boa reputação. Claro que vieram antes do R13, o que se reflete nos preços. Mas isso não significa que não possa ser um bom instrumento.

Especialmente se você não quiser tocar numa seção de clarinetes, mas, por exemplo, numa banda de jazz, pode ser um ótimo clarinete.

#28 ·
Supõe-se que esse ano esteja correto, mas, em geral, as clarinetas Buffet (e talvez todas) são muito variáveis para dizer se algum ano é bom. Verifiquei muitas de quase todas as décadas. Acho que poderia dizer que, estatisticamente, os anos 40 parecem ter menos clarinetas excelentes do que as mais recentes. A maioria tem sido média ou menos. Por outro lado, uma das melhores clarinetas (de qualquer marca) que toquei foi uma Buffet do final dos anos 40. Até mesmo a entonação era tão boa quanto qualquer clarinete novo com um tom cheio excelente.

#29 ·
Esse ano deve estar correto, mas, em geral, as clarinetas Buffet (e talvez todas) são muito variáveis para dizer se algum ano é decente. Verifiquei muitas de quase todas as décadas. Acho que poderia dizer que, estatisticamente, os anos 40 parecem ter menos clarinetas excelentes do que as mais recentes. A maioria foi média ou menos. Por outro lado, uma das melhores clarinetas (de qualquer marca) que toquei foi uma Buffet do final dos anos 40. Até a entonação era tão boa quanto qualquer clarinete novo com um tom cheio excelente.
Obrigado! Toquei muito menos clarinetas do que você (mesmo sendo principalmente um clarinetista). Provavelmente você está certo que cada período tem seus limões :)

#30 ·
Esta é uma descoberta interessante da Wichita Band e o que eles dizem sobre as clarinetas Buffet:

É importante notar que o site atual da Buffet nos informa que o "modelo R13" foi introduzido em 1955.
Lamentavelmente, isso não está correto.
Eu tenho, em minha biblioteca, cópias dos catálogos da Buffet de 1946 e 1947, o último mostrando claramente as clarinetas "modelo R13".* O catálogo de 1946 é semelhante, mas não há indicação do número do modelo.** O que significa... mesmo que consideremos esta clarinete a mesma que uma R-13 de 1947, não podemos prová-lo a partir de nossos registros.* "Modele 13" Buffet os chamava antes da guerra, então isso é, em nossa opinião, apropriado.

Então, isso e várias outras leituras sobre o assunto me deixam coçando a cabeça aqui em termos de histórias conflitantes.

#33 ·
Seja como for, vejo alguns dos chamados pré-R13 em condições impecáveis no site de instrumentos de banda de Wichita, custando entre 1.800 e 2.000 dólares. Alguém deve gostar deles deste período, pois eles estão vendendo no site com certeza. Estava apenas procurando uma resposta para o dilema do ano. Muito interessante qual é o conceito de todos e o que todos os outros ouvem ou leem. Resumindo, se é uma boa clarinete, então é uma boa clarinete, suponho. Como foi mencionado, existem limões em todos os períodos diferentes. Tudo o que tenho que fazer é cruzar os dedos para que, uma vez que ela entre para uma nova almofada, ela se torne uma boa jogadora e não um cão.